2020/04/06

Robots imitam animais para movimentos melhorados


É incrivelmente difícil replicar nos robots aquilo que consideramos "fácil", como o simples acto de caminhar, mas investigadores da Google revelaram algumas técnicas como o têm conseguido fazer, incluindo copiar a natureza.

Replicar o movimento de animais e aproveitar a evolução natural desenvolvida durante milhões de anos é uma das técnicas que tem sido usada para ensinar os robots. No entanto, a simples simulação dos movimentos replicados não é suficiente.



Quando se tenta simplesmente passar para o mundo real, num robot, uma simulação feita num mundo virtual, as coisas raramente resultam. O mundo real conta com inúmeras variáveis, da fricção do solo às variações dos motores, que fazem com que os movimentos acabem por falhar - como frequentemente vemos em demonstrações de robots.

Para solucionar isso, a equipa da Google adicionou a capacidade do sistema se adaptar automaticamente a este tipo de variações, e com isso os resultados finais tornam-se bastante mais naturais e aproximados dos que vemos na realidade, até mesmo quando se trata de movimentos complexos.




Noutro projecto, a táctica utilizada foi diferente, deixando que fosse o robot a aprender a caminhar por si só, com o mínimo de intervenção humana, também com resultados interessantes:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)