2020/04/06

Notícias do dia

Skype ganha videoconferência gratuita via web sem downloads nem registos; escolas nos EUA proíbem utilização do Zoom; câmaras e lasers revelam as micro-gotículas que podem espalhar o coronavirus, numa altura em que a Google disponibiliza relatórios de mobilidade para o Covid-19; de forma idêntica, esses mesmos dados de localização já permitem que o Google Maps deduza que filmes vimos nos cinemas; a SpaceX perdeu a Starship SN3 em novo teste; a Samsung garante a retoma do Galaxy S20 por 50% após 2 anos; vimos ainda como nasceu o Sinclair ZX Spectrum; e a mais recente teoria da conspiração que tem liga o 5G ao coronavirus e tem levado a atear fogos a antenas no Reino Unido.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-teclado BT dobrável. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.

Espanha quer lançar rendimento mínimo para todos



Espanha é um dos países Europeus mais afectados pelo coronavirus, mas a tragédia poderá acabar por deixar uma reforma duradoura positiva na sociedade espanhola, que eventualmente se possa arrastar aos demais países europeus: o lançamento de um rendimento mínimo universal, que não seja usado apenas durante esta fase de crise, mas que possa manter-se de forma permanente.

Há muito que se discute o tipo de transformação que será necessário / desejado para a sociedade do futuro, para fazer face à constante transformação da indústria e aumento da automação. Não deixaria de ser inspirador que, resultante da pior crise de saúde das últimas décadas, pudesse nascer essa transformação económica que pudesse focar-se mais nas pessoas e menos no "trabalho".


Quibi quer "dar a volta" aos filmes nos smartphones



Fica hoje disponível a mais recente grande aposta de Hollywood para o sector mobile. A app Quibi (iPhone e Android), que representa um investimento de mais de mil milhões de dólares por parte de Jeffrey Katzenberg (sim, o K do SKG) e Meg Whitman, aposta em conteúdos de curta duração (menos de 10 minutos) adequados para o consumo mobile, mas com produções de grande orçamento. Conta também com a curiosidade desses conteúdos serem produzidos com suporte simultâneo para o formato horizontal e vertical, permitindo que a cada momento o utilizador alterne entre esses modos.

O problema é que esta "aposta" aposta desde logo na sua rentabilização e, como tal, o serviço arranca sem qualquer modalidade gratuita. Mesmo com apresentação de publicidade o serviço custa $4.99 por mês, ou $7.99 para quem se quiser livrar da publicidade. O facto de não contar com app optimizada para tablet, nem permitir que se se possam ver os conteúdos na TV (nem via Chromecast ou AirPlay) também não ajudará a atrair clientela...


Streaming pago de música cresceu 32% em 2019


A "crise" da música parece não se comprovar nos serviços de streaming, com o número de subscrições a aumentar 32%, e o Spotify a continuar na liderança embora com a aproximação de concorrentes como o Apple Music e Amazon Music.

O Spotify mantém uma liderança confortável com 35% dos assinantes (tendo crescido 23%), seguido do Apple Music com 19% (crescimento de 36%) e do Amazon Music com 15% (crescimento de 18%). O YouTube Music continua a ficar muito atrás, com apenas 6%, atrás do Tencent Music, demonstrando que a aposta da Google continua longe dos objectivos pretendidos.

Vai ser interessante ver que impacto o coronavirus e o ficar em em casa, potencialmente com reduções de salário ou despedimentos, irá ter a nível da subscrição de serviços este ano.


Tesla cria ventilador usando peças do Model 3


Depois dos projectos de makers, também a Tesla (e outros fabricantes automóveis) mostram como estão preparados para produzir ventiladores em caso de necessidade, usando peças que usam nos seus automóveis como forma de garantirem que têm stock suficiente para os produzirem em quantidades suficientes. Isto, antecipando-se que os EUA estejam a caminho de uma grave crise do coronavirus, depois de terem falhado em implementar atempadamente medidas preventivas, contrariando as recomendações dos especialistas.

Neste caso, o touchscreen e sistema de infotainment do Model 3 é usado para controlar a máquina, e um tanque de ar da suspensão pneumática é usado como misturador de oxigénio, entre outras coisas.




Curtas do dia



Resumo da madrugada




1 comentário: