2020/04/04

Câmaras e lasers revelam as micro-gotículas que podem espalhar o coronavirus


Enquanto se vai discutindo se as máscaras / respiradores são eficientes para combater o coronavirus, do Japão chegam-nos imagens bastante elucidativas de como a pandemia se poderá estar a alastrar devido as micro-gotículas da respiração.

Já todos terão tido a infelicidade de poder testemunhar os "projécteis" que podem ser lançados por um espirro. Mas, o problema não será tanto aquilo que se pode ver, mas sim aquilo que não se consegue ver: as micro-gotículas, invisíveis a olho nu, que podem permanecer no ar durante vários minutos e entrar nos pulmões de outras pessoas que nem sequer estavam por perto na altura do espirro.

Investigadores japoneses demonstraram isso de forma auto-explicativa recorrendo a um sistema com câmaras especiais e lasers, que torna visível essas partículas normalmente invisíveis.

Nota: vídeo não recomendável a germofóbicos que esperem conseguir voltar a falar frente a frente com outra pessoa! :)


Será que depois desta pandemia, também no ocidente passará a ser normal ver grande parte das pessoas na rua a usarem máscara, como acontece nalguns países orientais? Ou será daquelas coisas que, depois de passada a fase do "susto", será rapidamente esquecida?


P.S. Há também cientistas que dizem que a velhinha vacina BCG contra a tuberculose pode estar a ajudar contra o coronavirus.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]