2020/04/30

VESA aplica DisplayPort 2.0 ao USB4


Com os trabalhos para o USB4 a avançarem a bom ritmo, a VESA actualizou também o Alt Mode para que fosse possível usar o USB4 como substituto de uma ligação DisplayPort 2.0 sem qualquer tipo de restrições.

Embora com o USB 3.0 já seja possível utilizar essa ligação para transmitir sinais DisplayPort, o USB4 fica mais apto para o fazer. Aliás, na prática deixa de haver qualquer diferença entre usar uma ligação DisplayPort 2.0 dedicada ou utilizar uma ligação USB-C 4.0 que suporte este novo DP Alt Mode 2.0.


O USB4 pode suportar DisplayPort "à moda antiga", partilhando o cabo para ligações USB e DisplayPort, mas nesse caso fica com acesso a metade da largura de banda, o que se pode revelar problemático para quem estiver a planear usar múltiplos monitores ou monitores de resolução elevada (e estamos a falar de 8K ou mais!) Com este DP Alt Mode 2.0, será possível utilizar uma ligação USB4 na sua totalidade (80Gbps) para o DisplayPort, tornando-se equiparável a uma ligação DisplayPort dedicada, suportando coisas como monitores 8K HDR a 60Hz (ou mais de 8K a 60Hz), 4K HDR a 144Hz, ou dois monitores 5K a 60Hz... tudo através de um pequeno e "simples" cabo USB-C.

... Ou não tão simples assim, pois terão que ser cabos activos (e mais dispendiosos), ao estilo dos cabos Thunderbolt, a tecnologia em que se baseia o USB4.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)