2020/04/03

Videochamadas Zoom podem ser acedidas através do browser e dispensar a app


A maioria das preocupações com as vulnerabilidades do Zoom tornam-se irrelevantes, se dispensarmos a instalação da app e simplesmente usarmos o serviço através do browser - capacidade que a Zoom infelizmente parece preferir esconder.

Quem não apreciar usar uma app que está repleta de vulnerabilidades e recorre a todo o tipo de tácticas obscuras e duvidosas, seguramente gostará de saber que não precisa sequer instalá-la. É precisamente isso que acontece com a app Zoom, que por muito que se faça passar como sendo indispensável para se poderem juntar às videoconferências, não o é.

Muitas pessoas poderão não se aperceber que é possível aceder às videoconferências Zoom usando o browser sem necessidade de instalarem nada. No entanto, essa é uma opção que vem - mais uma vez - demonstrar as tácticas duvidosas que valem ao Zoom a acusação de ser malware.


A Zoom deu-se ao trabalho de "dar trabalho" a quem quiser activar esta opção, sendo que não só é preciso procurá-la nas definições em "Meeting->In Meeting (Advanced)", como depois ter o cuidado de, depois de a activar, ter que clicar no pequeno cadeado ao seu lado.

Seja como for, será uma forma de evitar todas as chatices associadas à instalação da app, pelo menos para quem estiver na situação de apenas ter que se juntar a videoconferências criadas por outros e não precisar criar as suas próprias videoconferências.

3 comentários:

  1. Sempre tive essa opção activa nem precisei de lá ir. Mas nós temos versão paga.

    ResponderEliminar
  2. O Jitsi não é uma alternativa ao Zoom(?), opensource e por isso sem estas táticas duvidosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zoom tem funcionalidades que ninguém tem ou tinha, por isso é usada em muita empresa. Um exemplo são as salas ZOOM que funcionam como utilizadores. Marca-se uma reunião numa sala ZOOM, chega-se lá faz login ni Pad e têm-se uma data de funcionalidades de grupo. O TEAMS está a apanhar o Zoom nesse aspecto.

      Eliminar