2020/04/30

Xiaomi mostra objectiva periscópica do Mi 10 Lite Zoom


A Xiaomi está muito satisfeita por ter conseguido criar o mais acessível smartphone com teleobjectiva periscópica (o Mi 10 Youth que internacionalmente será o Mi 10 Lite Zoom), com zoom óptico de 5X (e digital 50X).

O Mi 10 Lite Zoom vem equipado com um conjunto quad-câmara de 48MP, 8MP telefoto, 8MP ultrawide, e 2MP macro, que lhe permite abranger uma gama focal dos 15-122mm. No entanto, o elemento mais incomum para o segmento é a teleobjectiva, que recorre ao sistema periscópico para conseguir proporcionar esse factor zoom num smartphone com apenas 7.9mm de espessura.

Mas, mais impressionante que a espessura, é que na China o Mi 10 Youth tem preço a começar nos 270 euros(!) - mesmo com o habitual agravamento para a versão internacional, significa que o acesso a smartphones com zoom óptico poderoso irá passar a ser bastante mais acessível.

... Depois já podemos tirar as teimas sobre se realmente se justifica ter um nível de zoom destes num smartphone (e digo isto sendo um fã dos mega-zooms que acabou por constatar que trocaria de bom grado o zoom de 5X por um de 3X), mas isso será outro assunto. :)


1 comentário:

  1. O zoom ou ultra wide são sempre importantes para quem faz algo mais que umas selfies e fotos ocasionais. Mas tão importante é a qualidade, por exemplo:

    - no meu S20 Ultra até 10x (5x óptico vindos de 4x nas lentes e 1x no crop no sensor + zoom digital de 5x de alta qualidade) a qualidade é excelente, 15x aceitável, 30x para muito poucos usos,100x não utilizável. Ou seja, deixemos pelos 10x com muito boa qualidade. E uso diariamente para muitas coisas, é uma mais valia. No entanto não é algo que o comum dos utilizadores precisa.

    - ter zoom óptico com má estabilização, distorções ópticas e sensores medíocres é só marketing. Por isso a ver vamos como será a qualidade neste Xiaomi.

    ResponderEliminar