2020/05/24

A incrível engenharia do Blackbird SR-71


O Blackbird SR-71 é um avião que dispensa apresentações, mas mais incrível é espreitar toda a tecnologia que o tornou possível - e relembrar que se trata de um avião criado há 60 anos.

Não será por acaso que durante a década de 60 se assistiu a um aumento do número de avistamentos de OVNIs, já que qualquer pessoa que por momentos visse um destes Blackbird SR-71 apenas poderia assumir que se tratasse de qualquer coisa de outro mundo. Este avião ainda hoje mantém diversos recordes, como o de velocidade de mais de 3500 km/h (Mach 3.3) e de voar a uma altitude de quase 26 mil metros - sendo que pelo menos um dos seus piloto diz ter atingido Mach 3.5 quando acelerou para escapar a um míssil que tinha sido lançado contra o avião.

Não há nada a voar actualmente que se aproxime dele, depois de ter sido retirado de operação em 1998, mas mais impressionante é olhar para toda a engenharia que tornou possível estas capacidades incríveis, e recordar que tudo isso foi feito nos anos 60 do século passado.

Esperemos que não falta muito para que as muitas promessas de voos hipersónicos eficientes possam realmente concretizar-se ainda durante esta década, para que as memórias dos feitos dos tempos do Blackbird possam ser recordadas e renovadas. :)

1 comentário:

  1. Há uns três meses um general americano deu uma conferência onde revelou que já é possível em apenas uma hora colocar um ser humano em qualquer lugar do planeta.

    Revelou ainda que foram feitas experiências com o tele-transporte em humanos mas não correram muito bem.

    Fonte: Nuno Rogério no Leste - Oeste

    ResponderEliminar