2020/05/24

Hackers lançam jailbreak para iPhones com iOS 13.5


O jailbreak do iOS pode não ter a expressão que teve noutros tempos, mas está longe de estar terminado, como demonstra um novo jailbreak do grupo unc0ver que funciona até no mais recente iOS 13.5.

Quando a Zerodium anunciou que ia deixar de comprar vulnerabilidades iOS por estar a ser bombardeada com ofertas, já se podia antever que algo iria acontecer a curto prazo. Pois bem, aqui está o resultado, o grupo unc0ver  disponibilizou uma nova ferramenta de jailbreak. E ao contrário do que é habitual, em que estas ferramentas apenas funcionam em versões mais antigas do iOS, neste caso a ferramenta permite fazer jailbreak em iPhones e iPads com sistemas que vão do 11 ao mais recente 13.5.

Embora o jailbreak continue a ser fortemente desaconselhado pela Apple, por dar ao utilizador, e software que ele instale, total controlo sobre o equipamento que está a utilizar; é daquelas coisas que, mesmo para quem não tiver qualquer intenção de usar, é importante que esteja disponível, nem que seja como factor de "descanso" - sabendo que, se for preciso, poderá utilizar o seu iPhone ou iPad para fazer aquilo que muito bem entender, em vez de apenas aquilo que a Apple se digna a permitir.

Como será de esperar, não deverá demorar muito para que a Apple lance um iOS 13.5.1 com correcções para evitar este novo jailbreak, que certamente os terá apanhado de surpresa. E se calhar, será também melhor ir preparando-se para um jailbreak pronto para lidar com o próximo iOS 14 que aparentemente já anda a circular há meses entre grupos de hackers.


Actualização (1/6): A Apple já lançou o 13.5.1 que impede este jailbreak.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)