2020/05/17

App Info Praia pede permissões excessivas


Enquanto os portugueses se vão preparando para um regresso às praias em moldes bem diferentes daqueles a que estavam habituados por conta das novas regras por conta do Covid-19, temos a infelicidade da app oficial Info Praia da Agência Portuguesa do Ambiente exigir permissões abusivas e desnecessárias.

A Agência Portuguesa do Ambiente é a responsável pela app Info Praia (Android e iOS), uma app que se torna indispensável uma vez que as praias passarão a ter lotação controlada, e se tornará aconselhável espreitar a situação actual da praia que se deseja visitar. Infelizmente, a app é também um (mau) exemplo a nível das permissões abusivas que exige aos utilizadores.



Pelo menos no caso da app na sua versão para Android, a app pede o acesso a coisas como a localização, identificação do dispositivo e informação de chamadas, microfone, acesso a ficheiros e fotos. Ora, se algumas das permissões se poderão considerar aceitáveis (o acesso à localização, para determinar as praias mais próximas), para outras não há qualquer justificação. Porque motivo uma app como esta precisa de aceder ao identificado do smartphone, ter acesso a informações sobre as chamadas e, principalmente, de ter acesso ao microfone?

Pode ser que seja apenas um caso da app ter sido criada usando SDKs que, de forma automática, adicionam o pedido dessas permissões (alguns deles incluem coisas como tracking sonoro), e que terão passado despercebidas aos seus criadores. Mas de qualquer forma, e mesmo tendo em conta que os utilizadores poderão recusar dar estas permissões nas versões de Android mais recentes, é algo que deveria ser revisto.


Actualização: Aparentemente a situação já terá sido corrigida, sendo que para a versão mais recente as permissões pedidas já se enquadram dentro do que seria esperado: acesso à localização, e acesso às comunicações.


Ainda assim, no caso da vossa versão de Android já o suportar, será sempre recomendável optarem por dar acesso à localização apenas enquanto se está a usar a app, para evitar a utilização em segundo plano.


Actualização 2: Um dos nossos leitores diz ter feito uma análise ao código da app, validando as nossas suspeitas. Não há nada na app que pareça estar a fazer qualquer abuso, sendo apenas a tal situação de uma app feita à pressa que terá deixado passar os pedidos de permissões exageradas, mesmo não sendo necessárias.

1 comentário:

  1. Depois de instalada e permissões aceites, em atualizações futuras "talvez" venham a dar uso a essa permissões desnecessárias para as recolhas de informação do costume.

    ResponderEliminar