2020/05/04

Canon deixa usar as suas câmaras como webcam


A Canon reagiu rapidamente à falta de webcams no mercado devido ao Covid-19, e agora permite que seja possível usar muitas das suas DSLR e câmaras compactas como webcam.

Quem tiver uma câmara Canon em casa tem boas probabilidades de estar prestes a encher de inveja os seus colegas durante as videochamadas e videoconferências. Isto porque, por muito boa (ou má) que uma webcam de 50 ou até de 100 euros seja, nunca poderá competir com câmaras como uma EOS 80D, ou 5D Mark IV, ou PowerShot SX70 HS, ou muitas outras.

Para isso bastará dar uso ao EOS Webcam Utility, actualmente ainda em beta, para permitir que quando estas câmaras estiverem ligadas aos computadores (Windows) possam ser reconhecidas e utilizadas como se fossem webcams.

Pessoalmente, é daquelas coisas que sempre me intrigou, e irritou profundamente. Porque motivo não é um requisito base que toda e qualquer câmara tenha obrigatoriamente que poder funcionar como webcam. Estando até acima do "porque não se podem usar todos os tablets como se fossem monitores externos" quando ligados a um computador (sem necessidade de recorrer a apps e serviços para replicarem esse efeito).


8 comentários:

  1. Já vou arranjar uma desculpa para ligar a alguém com a minha 5D Mark IV. :D

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer o alerta de:

    * This Software is for use in the U.S. and will not be supported outside that area.

    Pelos vistos, só os EUA é que interessam para a Canon.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É software beta, não deve contar com localização para outros países por agora. É mais simples meter o aviso do que lidar com centenas / milhares de queixas do estilo "mas isto não me aparece em francês / chinês / alemão / etc.".

      Eliminar
  3. funciona perfeitamente, apenas como a ligação é feita por usb, não transmite som, terá que ser utilizado um micro externo

    ResponderEliminar
  4. sony já faz à muito tempo isso! xD

    ResponderEliminar
  5. Tinha q ser so pra cameras mais recentes... enfim..

    ResponderEliminar
  6. Finalmente. Eu tenho uma M100... alguém já testou com essa. Eu não consegui.

    ResponderEliminar
  7. Que pena que minha camera não está na lista a Canon PowerShot SX500IS

    ResponderEliminar