2020/05/26

Carros autónomos revisitam dados digitais para fazer face ao Covid-19


Por caricato que possa parecer, nem os carros autónomos escaparam aos efeitos do confinamento do Covid-19, mas as empresas estão a tentar aproveitar o tempo da melhor forma, revisitando os dados já recolhidos pelas suas viaturas.

No futuro, os carros autónomos poderão garantir que todo o tipo de transportes, de pessoas e mercadorias, possa continuar a ser feita com toda a normalidade mesmo em caso de pandemias; mas por agora ainda estamos longe desse cenário. Nesta fase, também as empresas que trabalham para criar estes veículos sofrem com a ausência de pessoal e a necessidade de trabalhar a partir de casa, e por isso voltam-se para os mundos virtuais.

Cada carro autónomo é verdadeiro laboratório ambulante, carregando dezenas de sensores e câmaras que recolhem dados sobre o mundo à sua volta. E nesta altura em que não podem circular, esses dados estão a ser revistos para ajudar a melhorar o sistema, permitindo testar alterações sobre como novas versões do seu software permitiriam identificar os objectos nesse mundo.


Não é propriamente novidade. A Waymo da Google, e outras empresas, há muito que fazem simulações usando os dados recolhidos pelos seus automóveis, para averiguar como é que os seus sistemas iriam lidar com todo o tipo de imprevistos que acontecem nas estradas.

No fundo, é um verdadeiro jogo ao estilo "SimCity", mas usando dados reais, e onde se vai afinando a "inteligência digital" do carro para ver se está apto a enfrentar o mundo real. Talvez um dia uma destas empresas se lembre de lançar publicamente este tipo de simuladores, em estilo "jogo", e ver se o público consegue ajudar a criar um carro autónomo mais capaz. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)