2020/05/26

Notícias do dia

Operador francês Sosh lança tarifário com 100GB móveis por €16.99 / mês; Spotify lança nova ofensiva contra apps modificadas; App do YouTube testa apresentação de resultados web nas pesquisas por vídeos; Retrospec traz-nos versões modernizadas dos clássicos do ZX Spectrum; nas promoções temos o Xiaomi Black Shark 2 Pro a €402; o lançamento Virgin Orbit não chegou a órbita; e ScreenHits TV quer combater subscrições excessivas dos serviços de streaming de vídeo... com subscrição adicional.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo com livros FCA para oferecer, e já podes escolher aquele que achares mais interessante.

VW condenada a indemnizar cliente alemão pelo Dieselgate



A VW bem que desejava apagar o escândalo dieselgate da memória colectiva, mas o assunto está para durar, e com novas dores de cabeça para a marca germânica. Depois das multas milionárias, a VW arrisca-se agora a enfrentar dezenas de milhares de processos individuais, depois de ter sido condenada a pagar uma indemnização a título particular a um dos seus clientes alemães afectados.

Embora por cá as coisas tenham permanecido basicamente na mesma, apenas com a promessa de que a VW iria "corrigir" a situação, os clientes com carros afectados pelo dieselgate continuam a ter o direito de exigir a devolução do carro e a restituição do valor (tendo em consideração a desvalorização pelo uso dado ao veículo). Se outros seguirem o exemplo, a VW pode ter que aceitar a devolução de 60 mil carros na Europa e proceder à respectiva indemnização.


Maior operador móvel tailandês expôs páginas visitadas pelos clientes em tempo real



Um investigador descobriu por acidente uma base de dados com acesso aberto que continha os dados das páginas visitadas por todos os clientes da AIS, em tempo real. Eram 8.3 mil milhões de registos que indicavam os pedidos de DNS das páginas acedidas pelos milhões de clientes, e que embora estejam a ser desvalorizados pela operadora por considerar que não revelam dados pessoais, levantam sérias preocupações.

É que, como já foi demonstrado por muitos outros investigadores no passado, não é preciso ver o conteúdos das páginas para se inferir informação sobre determinados utilizadores. Se visitarem diariamente um site de futebol, sabemos que devem gostar de futebol; se visitarem regularmente um determina loja online, sabemos que lá devem fazer compras; e o mesmo acontece se por acaso visitarem determinados sites com diferentes afiliações políticas, ou de espreitarem sites para adultos com determinadas secções mais "detalhadas", etc. etc.


App de contact tracing australiana CovidSafe revelou-se irrelevante



Depois de a ter apresentada pelo Governo Australiano como sendo uma ferramenta essencial para o regresso à normalidade, a app de contact tracing CovidSafe demonstrou não ter tido qualquer relevância nem efeito prático - deitando por terra todos os supostos benefícios que os apologistas do contact tracing apregoam.

Aparentemente, embora a app já tenha sido descarregada por 6 milhões de pessoas, até ao momento apenas serviu para identificar uma única pessoa(!) como podendo estar em risco. Veremos se noutros países que venham a adoptar o sistema da Apple + Google os resultados serão diferentes...


Emulador de Nintendo 3DS Citra chega ao Android


O popular emulador de Nintendo 3DS Citra tem finalmente uma versão para Android, significando que agora se pode usar o smartphone para emular uma das mais populares consolas móveis de todos os tempos. E o emulador tira partido da câmara, microfone, acelerómetros, e até pode usar o teclado do sistema para introduzir texto nos jogos.

Podem apanhar o Citra na Play Store, mas sem esquecer que se trata de uma versão beta, e que recomenda a utilização de equipamentos com Snapdragon 835 (pelo menos) para obter bons resultados.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)