2020/05/16

China prepara retaliação contra empresas dos EUA


A campanha anti-Huawei dos EUA prepara-se para subir de tom, e a China já começou a dar sinais de que isso dará lugar a retaliações em medida idêntica contra empresas norte-americanas.

Os EUA prolongaram o bloqueio à Huawei por mais um ano, e em cima disso querem aumentar ainda mais as restrições, impedindo que a empresa chinesa e suas associadas tenham acesso a componentes e chips com origem nos EUA. Uma medida que complicaria ainda mais à vida à Huawei, que já tem sofrido bastante com a impossibilidade de adicionar as apps da Google aos seus smartphones - e que poderá por em risco muitos dos seus sectores de actividade, até mesmo para produtos que se destinassem exclusivamente ao seu mercado natal.

No entanto, quer seja esse o efeito pretendido por Trump ou não, estas restrições começam a tornar-se demasiado incomodativas, ao ponto de darem lugar a ameaças de retaliação. A China já começou a dizer que caso estas medidas avancem contra a Huawei e outras (como a ZTE), também eles serão forçados a reavaliar a relação com diversas empresas norte-americanas, como a Apple, Qualcomm, Cisco, e Boeing. Empresas que neste momento também têm forte dependência no mercado chinês, e que se fossem "bloqueadas" iriam sentir isso de forma bem dura.

Escusado será dizer que ninguém ficará a ganhar no caso de uma "guerra comercial mundial". No entanto, em ano de eleições nos EUA, esta é uma polémica que poderá encaixar perfeitamente na campanha de Donald Trump, permitindo sinalizar a China como sendo o "inimigo", e assim até distrair de todas as questões de ligações à Rússia que, por muito demonstradas que sejam, parecem continuar a não surtir qualquer efeito "prático".

52 comentários:

  1. Já foi provado q quem tem ligações com a Rússia é o Obama. Ficaram anos investigando se Trump tinha alguma ligação com Rússia e nao3 encontraram nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um parolo Americano proTrampa.

      Eliminar
    2. Eu também sou parolo, sou trumpiqueiro dos 7 costados!

      Eliminar
    3. E si gente doente como e possível k um grande país daqueles tenha um burro no governo? Um não dois grandes países com burros a frente do governo EUA e Brasil...um manda tomar desinfetante pra acabar com vírus ou diz k e só uma gripezinha.. dois povos burros comandados por burros..

      Eliminar
    4. Exatamente...cansativa essa gente.

      Eliminar
    5. Gripezinha...acho que ouvi isso de um médico famoso...

      Eliminar
    6. Não entendo desta gente.Trumpiqueiros ou não é notório a falta de liderança e de líderes carismáticos a nivel mundial. É tudo trampa.

      Eliminar
    7. TRUMP tem relação com o capeta!

      Eliminar
    8. Para os anti-trumps e bolsonaros vao ter de os gramar por mais alguns anos a bem do Brasil e AMÉRICA. & daqui por alguns anos voltamos a conversar !

      Eliminar
    9. Uma certeza os Americanos tem que Trump defende América se mal ou bem será outro tema mas não é Judas como foi o Obama aliás protegido pelos mídia e bem sabemos as razões.

      Eliminar
  2. Tudo bem que Obama poderia até ter uma ligação diplomática com Vladimir Putin mas deixe me que lhe diga que Donald Trump não é nada Santinho!

    ResponderEliminar
  3. Chama-se influência e domínio Mundial, os USA estão a perder o pé de líderes mundiais e isso eles não aceitam, não só politiquices é muito mais que isso .

    ResponderEliminar
  4. Porque não se preocupam em achar remédios e vacina pra salvar o mundo desse vírus!
    Ficam com esse bate boca atacando um ao outro.
    Enquanto isso está morrendo milhares de pessoas com essa pandemia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem fez e criou o vírus . Não se pide tocar é isso que qyer dizer

      Eliminar
    2. Mas já salvam...
      ...nos filmes!!

      Eliminar
  5. Trump tem alma ditador. Só não o é (ainda) porque as instituições da democracia americana trem resistido ( até quando?).

    ResponderEliminar
  6. Os EUA desistiram do mundo. Isso é terrível.
    A Europa que se cuide, porque temos UM INIMIGO em Washington.
    Que Deus proteja a nação americana e o resto do mundo.

    ResponderEliminar
  7. Só comentários idiotas anti-Trump.

    ResponderEliminar
  8. Trump faz muito bem em diminuir a influência da china em seu país. A china quer dominar o mundo e impor suas ideias comunistas, isso é tornar o mundo escravo deles. O mundo deveria imitar os Estados Unidos nesse momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doi muito saber que a maior economia, se a China continuar com o ritmo de crescimento,vai ocupar o primeiro lugar
      , os americanos são exímios em provocar guerras com armas, ou então económicas, de Santos não tem nada, sem eles o mundo respirava bem melhor.

      Eliminar
    2. Eu só queria saber o que vai acontecer com a China, não é possível um país ser autor de uma pandemia e dizer que é causada por comer tipos de animalias... Eu acho bom o EUA pressionar a China, já que ninguém se preocupa com isso... Não pode isso cara... Quanto tempo que a China come de tudo e não dão em nada... Uai...

      Eliminar
    3. Algumas opiniões interessantes outras nem tanto. Mas cada cabeça sua sentença a verdade que nenhum político da actualidade tem a sensatez para governar seres humanos mais sim fazer crescer a sua economia. E nos triste povinho somos só chumbo para os canhões ou seja vivemos num formigueiro correndo de um lado para outro correndo como escravos sustentando as empresas multinacionais, recebendo migalhas e eles grandes ordenados e prêmios chorudos ao fim do ano. Ou seja somos pessoas descartáveis nesta curta passagem da nossa triste vida. Bom haja a todos

      Eliminar
    4. Não à nada a fazer. Chegamos 2 décadas atrasados, actualmente a China é a maior potência do mundo depois da pandemia é a única economia a funcionar em pleno só o que venderam de respirador, máscara e luva não tem descriminação. Um dia que os chineses decidirem urinar no mar da China o resto do mundo morre afogado são biliões.

      Eliminar
  9. Não seria a Huawei uma ferramenta de espionagem da china

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em oposição a... https://abertoatedemadrugada.com/2020/02/cia-era-dona-da-crypto-ag-suica-e.html

      Eliminar
    2. O país mais expiatório do mundo é s América, basta ler as notícias, e manobram o mundo com as redes sociais e etc.

      Eliminar
  10. Trump está certo .E muito certo esse país da China e demais tem que por eles isolado.tem que ser igual Alemanha

    ResponderEliminar
  11. Nesse momento difícil, china tinha que está com vergonha, a culpa é toda dela
    Por ter deixado o vírus sair de controle. Tinha explodir esse país

    ResponderEliminar
  12. A China é igual um touro louco.e zangado.se ninguém matar antes, causa tragédia.

    ResponderEliminar
  13. Venham pro 'brazil-bozo', país do maior genocida do século XXI, aí vcs iam ver o quanto é melhor se aliar com a China do q morrer por conta de um (des)governo assassino e de uma população ignorante e de perversos q votou nesse celerado q acha q é presidente. E qto. ao trump, ele não é nada diferente do bozo-louco daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VAI PRA CUBA OU VENEZUELA E SEJA FELIZ

      Eliminar
    2. Ainda existe estes canalhas esquerdosos no Brasil para falar merda! É preferível ser bozo louco do que lula ladrão! Estes lixos sumpatizantes do comunismo não sabem nada de história, escutam mentiras da globolixo, são mero fruto da ignorância agressiva, são os verdadeiros intolerantes, torcida malfadada do vírus comunista chinês, torcem pela desgraça do Brasil e mortes para inutilmente abalar um governo legítimo eleito pelo povo direito, pelo cidadão que trabalha de bem, da família, de Deus! Virtudes que a suja esquerdalha sem moral desconhece!

      Eliminar
    3. se Lula é ladrao me diga o que mesmo ele roubou?

      Eliminar
  14. Tenho vergonha de um braseiro falar tanta besteira assim. A esquerda não aceita a derrota nas eleições e joga muitíssimo sujo, destruíram nosso país e agora se dizem os salvadores. Comunista sujo, seu lugar é em Cuba ou Venezuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. APOIADO. ESSA TURMA DE ESQUERDISTAS IMBECIS DEVERIAM SE MUDAR PARA CUBA OU VENEZUELA.

      Eliminar
    2. O LUGAR DESSES IMBECÍS É CUBA, VENEZUELA,RUSSIA OU CHINA, MAS NA HORA DO APERTO CORREM PARA OS USA OU EUROPA, ELES SO TEM PAPO.

      Eliminar
  15. Há anos que não via tantos trolls, por m² aqui no AadM... Lol

    ResponderEliminar
  16. Acho muito bem rodos os paises da Europa devem bloquear negócios com a china..!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Não compro nada aos chinocas nem produtos por eles fabricados e só merda. Povo asqueroso e egoísta so pensam neles e sao mal educados.

      Eliminar
    2. Claro que compras hoje tudo é chinês não têm concorrência.

      Eliminar
    3. Não tens celular? Claro que tens 80% dos componentes são chineses.

      Eliminar
  17. Já estava com saudades de ver tantos comentários trolls numa só noticia !

    ResponderEliminar
  18. Ambas as potências não são "santas".Penso que chegou o momento de retificar as economias, internas e externas de forma a identificar o que é viável para cada nação. Claro que isto está longe de terminar mas toda a gente sabe que os opostos se atraem, racismo ? Não, apenas falta de comunicação e muita presunção de ambas as partes. Não tomo lados,mas apoio o que for mais rentável para o meu país. Novas empresas em Portugal representa mais investimento e postos de trabalho.

    ResponderEliminar
  19. Alguém acredita que alguma super-potencia chegou a esse patamar sem espiar e manipular os restantes países? A diferença entre eles não está na forma como olham para fora do país, mas sim na forma como tratam o seu povo e nisso não é difícil perceber varias diferenças entre os vários governantes. Quanto a nós, países satélites, sem grande influência internacional, devemos reduzir a nossa dependência externa e reforçar a nossa democracia e os seus mecanismos de proteção.

    ResponderEliminar
  20. Um dia sonhei que na minha turma tinha um novo aluno que é americano,eu o odiava sei lá porquê(sou chinesa ta) q no carnaval ele vinha mascarado de bandeira dos estados unidos que era horrorosa,e eu vinha daquelas roupas chinesas da china antiga. Eu só queria era rasgar a roupa do americano,哎哎哎哎哎,哎

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente tudo continua na mesma 90% dos terraquios nem devia ter nascido.
    +ou - 90% dos terraquios são manipulados via religiões,futebol e etc.nascem respiram e todos querem ser ricos e famosos.

    ResponderEliminar
  22. Algumas opiniões interessantes outras nem tanto. Mas cada cabeça sua sentença a verdade que nenhum político da actualidade tem a sensatez para governar seres humanos mais sim fazer crescer a sua economia. E nos triste povinho somos só chumbo para os canhões ou seja vivemos num formigueiro correndo de um lado para outro correndo como escravos sustentando as empresas multinacionais, recebendo migalhas e eles grandes ordenados e prêmios chorudos ao fim do ano. Ou seja somos pessoas descartáveis nesta curta passagem da nossa triste vida. Bom haja a todos

    Responder

    ResponderEliminar
  23. Gostava q um dia as pessoas conseguissem imaginar que nao existe esquerda/direita/comunismo/capitalismo/chineses/americanos/religião/etc. São apenas caixas na vossa cabeça para organizarem mais facilmente e desviarem a vossa atenção para o que é importante. Somos todos humanos e deveriamos desejar o melhor uns para os outros e ajudarmos-nos mutuamente. Virem colocar comentarios a atacarem-se mutuamente num blog de informatica não tem muito propósito.

    ResponderEliminar