2020/05/14

Chrome vai permitir que sites recomendem vídeos e músicas


A Google prepara-se para transformar o media player integrado na barra do Chrome em mais um espaço promocional em potencial, permitindo que os sites façam a recomendação de vídeos a ver.

As opções de controlo de reprodução de vídeos / música na barra de ferramentas no Chrome tornaram muito mais simples fazer esse controlo, em vez de nos obrigar a pesquisar qual a tab correcta onde se tinha um vídeo ou música a o tocar. Agora, a Google prepara-se para deixar que os sites tenham uma forma de enviar directamente sugestões de vídeos a ver, que possam facilmente ser reproduzidos com um só clique.

Se a ideia for implementada com alguma contenção, tem o potencial para se tornar numa coisa interessante; sendo que uma visita a um site poderia sugerir automaticamente que se tocasse uma música de fundo a acompanhar, ou que se visse um vídeo (por agora o sistema parece estar limitado exclusivamente a vídeos, mas não faria sentido excluir músicas, podcasts, etc.) O problema é que a web já nos demonstrou que raramente se pode contar com a sua "contenção", e arriscamos-nos a ver este sistema ser usado como mais uma forma de "spam" com que muitos sites tentarão direccionar os utilizadores para vídeos / músicas.

Seguramente, será uma opção que poderá ser desactivada, ao estilo do que acontece com os pedidos de envios de notificações... que também servem de exemplo para a forma como a web abusou disso.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]