2020/05/21

Como activar agrupamento de tabs no Chrome


Depois de se ter estreado na versão beta, o agrupamento de tabs fica finalmente acessível para todos com a chegada do Chrome 83.

A Google finalmente adicionou ao Chrome a capacidade de criar uma diferenciação entre tabs, o que facilitará a vida a quem mantém dezenas (ou muitas dezenas) de tabs abertas em cada janela do browser. Cada grupo pode ter o nome e cor que o utilizador quiser, sendo também fácil arrastar tabs de um grupo para o outro.

Neste momento a Google está a activar a funcionalidade de forma faseada, mas quem não quiser esperar poderá dar um salto a chrome://flags/#tab-groups e activar o agrupamento das tabs manualmente, que ficarão disponíveis após reiniciarem o browser (podem fazer chrome://restart para manter todas as janelas e páginas que tiverem abertas).


Embora por agora o agrupamento de tabs seja meramente visual, há uma opção que faz antever que esta funcionalidade se tornará bastante mais prática e funcional num futuro não muito distante. É que também temos uma opção chamada "Tab Groups Collapse" em chrome://flags/#tab-groups-collapse, que indica que poderemos compactar ou expandir estes grupos de tabs, o que é aquilo que verdadeiramente faz falta para quem acumula tabs numa janela. Infelizmente, é algo que mesmo forçando a activação manual, parece não surtir qualquer efeito... por agora.

Actualização: demorou alguns meses, mas já temos os grupos de tabs minimizáveis no Chrome.

2 comentários:

  1. A versão 85.0.4148.0 (Official Build) (64-bit) do chromium ja suporta o collapse.

    ResponderEliminar
  2. O Vivaldi (Baseado no Chromium), já faz isto desde o início. Devo ter umas 50 tabs abertas agrupadas entre si. Funciona muito bem.

    ResponderEliminar