2020/05/23

Facebook mostra alguns segundos do VR do futuro


O responsável da divisão de Realidade Virtual e Realidade Aumentada do Facebook partilhou um curto vídeo que mostra aquilo em que estão a trabalhar, e que no futuro se poderá tornar tão natural como hoje é olhar para um monitor ou um smartphone.

Andrew "Boz" Bosworth partilhou um (infelizmente demasiado curto) vídeo onde se pode ver um protótipo das coisas em que têm estado a trabalhar, e que permitem que uma pessoa fique imersa num mundo que mistura o real com o virtual, e onde a necessidade de ter espaço físico para ter múltiplos monitores se torna numa coisa do passado. Em vez disso, vemos uma pessoa a pegar num monitor virtual e a colocá-lo onde quiser, sem qualquer constrangimento, e tudo a passar-se num ambiente virtual que esconde o mundo real à nossa volta, para evitar distracções.



É também referido que esta demonstração está a mostrar vídeo real de um protótipo, tal como é visto pelos utilizadores; embora nada seja dito quanto a estimativas para que algo assim possa ficar disponível num produto comercial, com preço acessível.

Não há como evitar relembrarmos-nos da Magic Leap, que também prometia coisas como estas e muito mais, mas cujos resultados práticos estão longe de atingir os níveis prometidos. Esperemos que a divisão Oculus do Facebook tenha melhor sorte.

1 comentário:

  1. Isso não parece muito diferente, se é que existe diferença, do que já se pode fazer com aplicações pagas (como Virtual Desktop). O mais importante é lançarem óculos práticos de usar, com boa resolução de imagem, e com amplo campo de visão, para podermos tirar partido dessas aplicações como deve ser.

    ResponderEliminar