2020/05/11

Microsoft Edge já pode desligar pedidos de notificações de sites abusivos


O novo Edge da MS já pode evitar que sites abusivo importunem os utilizadores com pedidos para mostrar notificações, bastando um rápido salto às definições do browser.

Para além dos popups de cookies e privacidade (e publicitários), os utilizadores têm também que lidar com o pedido constante de sites que os tentam enganar para que aceitem o envio de notificações. A quantidade de vezes em que realmente se justifica aceitar o envio de notificações de um site é tão reduzida, que não faz qualquer sentido que este pedido incomode o utilizador com mais um popup, e felizmente isso também poderá ser resolvido no Edge.

Com o Edge 83 chega uma definição que permite remover esses pedidos de envio de notificações numa janela popup, em vez disso passando a ser sinalizada através de um icon na barra de endereços, em que poderemos continuara clicar se quisermos dar acesso.


Para isso teremos que ir a Settings > Site permissions > Notifications, e activar o "Quiet notification requests".


Como disse em cima, a quantidade de vezes em que se justifica aceitar notificações é tão reduzida, que esta definição deveria vir activada de origem para não chatear os utilizadores. Embora suspeite que não demorasse muito para que os ditos sites abusivos actualizassem o processo de explicação para tentarem enganar os utilizadores - mas pelo menos, não tinham que lidar com uma janela em que é necessário clicar expressamente no bloquear, ou que por engano até se pode clicar no aceitar!

2 comentários:

  1. Era tão fácil dividir em dois tipos de notificaçao: as com site aberto e sem necessidade de site aberto. Estas segundas, desligava-as todas.

    ResponderEliminar
  2. Acabei de instalar o Edge mas falta a opção ""Quiet notification requests"". Porque será ?

    ResponderEliminar