2020/05/11

Notícias do dia

RTP apodera-se dos direitos de vídeos de autor português que passaram na tele-escola; como resolver lentidão nos smartphones Samsung; iPhone 12 Pro deverá adoptar ecrãs de 120Hz; Tesla Model 3 vê ciclista escondido por carro antes do condutor; como criar um watchdog com ESP8266 para fazer reset ao router se ficar sem internet; AR Cut & Paste deixa copiar objectos do mundo real para o Photoshop usando realidade aumentada; Google Lens já pode ler textos e copiá-los para o computador; Wink começa a cobrar mensalidade de $5 para se usar os seus dispositivos smart home; e está na hora da Netflix repor a qualidade da época pré-Covid-19.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um anel com indicador de temperatura.

Vodafone oferece Tidal gratuito aos clientes Yorn



Depois do Spotify e Apple Music, é agora a vez dos clientes Yorn terem acesso gratuito ao serviço de streaming de música Tidal.
Os Clientes Yorn X 5GB e Yorn X 10GB poderão usufruir desta oferta exclusiva até ao final do ano, e os clientes Yorn X 1GB têm três meses de utilização gratuita. O processo de activação deste serviço pode ser iniciado em http://vfpt.pt/tidal ou enviando TIDAL para o número 12345. Assim que se registarem, os Clientes terão total acesso ao serviço TIDAL Premium e podem ouvir as suas músicas preferidas online, sem anúncios, descarregar os temas para ouvir offline ou criar as suas próprias playlists.

Dito isto, continuo contra todo e qualquer tarifário que disponibiliza dados diferenciados como os tarifários Yorn fazem (dados para uso genérico, dados para apps específicas, dados para alguns serviços de streaming de vídeo) - algo que deveria ser proibido e duramente combatido. Limitem-se a oferecer os gigabytes de dados e deixem que sejam os utilizadores a decidir como os utilizar.


Microsoft reconhece problema com ecrãs partidos do Surface Laptop 3



A Microsoft reconheceu que existe de facto um defeito de fabrico com um "pequeno número" de Surface Laptop 3, que podem apresentar rachadelas no ecrã de forma espontânea e sem qualquer tipo de má utilização. A MS disponibiliza uma reparação gratuita nesses casos, e reembolsos para os que já tiverem pago pela substituição dos ecrãs.

Se tiverem um Surface Laptop 3 e também foram afectados por este problema, entrem em contacto com o suporte técnico da Microsoft.


Windows 10 vai deixar limitar velocidade das actualizações em Mbps



O Windows 10 já permitia limitar a largura de banda utilizada pelas actualizações do sistema, para permitir que os utilizadores continuassem a usar a internet sem que toda a capacidade estivesse a ser ocupada pela actualização; mas com o Windows 10 2004 que chega no final deste mês, vai ser mais simples dizer exactamente a largura de banda que se deseja atribuir a estas funções. Com essa actualização, o Windows 10 deixará os utilizadores definirem exactamente a largura de banda disponível em Mbps em vez de estarem limitados a usar uma percentagem, como acontecia até agora.

Continuará a estar disponível a opção antiga para definir os limites em percentagem, assim como a possibilidade de aplicar diferentes limites para as actualizações caso estejam a ser feitas em primeiro plano ou em background.


STAMINA usa "retratos" do malware para o combater



Investigadores da Microsoft criaram uma técnica curiosa para combater o malware, denominada STAMINA. De forma algo idêntica às fotos de criminosos tiradas pela polícia para os identificar, este projecto faz a conversão do código binário do malware numa imagem, que depois é usada para treinar um sistema de machine learning para que seja capaz de o reconhecer no futuro.

Uma imagem / foto digital nada mais é que uma sequência de dados que representam a cor, pelo que também uma sequência de dados de um programa pode ser "visualizada" como imagem. Claro que são imagens que não farão qualquer sentido visual para um humano, mas para um sistema de inteligência artificial as coisas são diferentes, e o estudo parece ter obtido algum sucesso com essa técnica.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]