2020/05/10

No interior da casa inteligente do "What's Inside"


Os criadores do canal de YouTube What's Inside têm uma casa nova, onde não faltam todas as mordomias associadas às "casas inteligentes". Embora o seu orçamento a deixe fora do alcance da maioria das pessoas, há muitas ideias que se podem aproveitar e implementar a custo bastante mais reduzido.

É sempre interessante olhar para os exemplos de casas onde aparentemente não houve preocupações monetárias na instalação de todo o tipo de sistemas. Por um lado, mostra-nos o tipo de coisas que se podem fazer quando o dinheiro não é problema; por outro lado, dá-nos a inspiração para tentar replicar as coisas que achamos que seriam mais interessantes para as nossas próprias casas, dentro daquilo que podemos gastar.

O canal What's Inside, constituído por uma dupla de pai e filho, tem passado os últimos anos a mostrar o que está dentro dos mais variados produtos. Mas desta vez optaram por revelar o que está no interior da sua casa nova.

[Serão poucas as pessoas que poderão dedicar tal espaço para a "inteligência" da sua casa]

A começar por coisas como a campainha que permite ver quem está à porta (que qualquer pessoa pode fazer por valores que vão das dezenas às poucas centenas de euros), ao controlo das luzes e estores por comandos de voz (também ao alcance de qualquer pessoa a custo reduzido), e sistema de segurança com dezenas de câmaras (com a particularidade de terem auto-tracking para seguirem pessoas), temos as bases de todas as "casas inteligentes", às quais depois bastará adicionar a dita inteligência de modo a que se adeqúe às rotinas diárias de cada pessoa ou família.

Há outros detalhes curiosos que vale a pena espreitar, como ter as colunas de som "invisíveis" em várias divisões, eliminando a questão das inestéticas grelhas; e já nem falo de recorrer a dois sub-woofers de $5000 cada, para a "sala de cinema" (acho que apenas um já seria mais que suficiente... :)


1 comentário:

  1. Alarmes e vídeo-vigilância... pode ser bom para detectar a intrusão.
    Nada naquela casa me indicou segurança a sério... as portas (interiores e exteriores) e janelas não aparentam ser de segurança... qualquer intruso, mesmo com baixas qualificações, deve conseguir entrar e sair com a maior das facilidades.

    ResponderEliminar