2020/05/08

Notícias do dia

Europa clarifica RGPD com proibição de cookie-walls e consentimento via scroll; app de assistência à leitura da Google Read Along já está disponível em Portugal; nas promoções temos o portátil Chuwi Lapbook Pro 14.1 a €341; a Xbox mostrou os primeiros jogos da Xbox Series X; a Ring lança uma nova Video Doorbell e junta-lhe carregador solar; e a Xiaomi cresce na Europa e chega a 1º lugar em Espanha.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um anel com indicador de temperatura.

Google tenta organizar os seus (muitos) serviços de mensagens



A Google parece finalmente ter constatado que a forma ridícula como tem lidado com os serviços de mensagens - dividindo serviços existentes em serviços mais especializados (o Hangouts deu lugar ao Duo e Allo) , que depois cancela (Allo) ou volta a aproximar do original (o Duo passou a permitir usar contas Google em vez de exigir número de telefone) juntar, ou separando-os para serviços pagos destinados a empresas (Meet), que depois acaba por disponibilizar de forma gratuita a todos os utilizadores. Enfim... um verdadeiro reboliço sem qualquer rumo compreensível, mas que poderá mudar num futuro não muito distante.

A Google vai ampliar as funções de Javier Soltero, que estava à frente do G Suite, incluindo o Google Meet e Goog Chat, colocando também o Messages, Duo, e a phone app no Android sob a sua gestão. Significa isto que, pela primeira vez, todas as apps de mensagens e comunicação da Google ficam sob a alçada de uma única pessoa (se entretanto não surgirem mais algumas). Esperemos que isto sinalize um futuro menos turbulento e mais bem delineado, embora os efeitos provavelmente só se possam fazer sentir daqui por muito meses.


iPhone 11 não entra no top 20 das câmaras no DxOMark



A DxOMark já revelou a pontuação da câmara frontal do iPhone 11, que com 91 pontos fica praticamente ao mesmo nível do iPhone 11 Pro (92). Um resultado esperado mas que continua aquém dos 100 pontos obtidos pela câmara frontal do Galaxy S20 Ultra, e dos 103 pontos obtidos pelo Huawei P40 Pro.

Quando considerada a pontuação das câmaras traseiras, o iPhone 11 limita-se a ficar na 24ª posição, cercado por modelos como o Huawei P20 Pro e o Xiaomi Mi 9. Algo que demonstra também o quanto a competitividade no sector das câmaras nos smartphones tem transformado o sector nos últimos tempos. No top 10 apenas temos um Samsung e um iPhone, sendo a tabela dominada pela Huawei, Honor, Oppo e Xiaomi.


Xiaomi lança MIUI 12 global a 19 de Maio



Depois do MIUI 12 beta para a China, a Xiaomi revela finalmente quanto é que ficará disponível o MIUI 12 para o mercado ocidental, e não será preciso esperar muito. Através de um pequeno puzzle numérico, a Xiaomi revelou que o MIUI 12 global chegará a 19 de Maio.

Embora seja certamente ainda em versão beta, será seguramente muito apreciado por todos os fãs que estão cheios de vontade de espreitar todas as melhorias que foram feitas, e ter acesso aos novos live wallpapers planetários sem necessidade de usar métodos alternativos.


Sonos acusa Spotify de ser mais "fechada" que Apple



Com a Spotify envolvida numa batalha com a Apple a propósito da falta de abertura do iOS, também um dos criadores da Sonos se vem meter ao barulho, dizendo que é irónico que a Spotify diga isso, já que na sua experiência a Spotify controla de forma ainda mais restritiva quem tem acesso à sua plataforma e o que se pode fazer.

Talvez... mas por outro lado talvez fosse melhor que a Sonos se concentrasse em não imaginar sequer as ideias idiotas que também vai tendo, como o "modo de reciclagem" que inutilizava colunas perfeitamente funcionais, ou o abandono do suporte das colunas mais antigas, com uma nova app que só suporta as mais recentes.

... Até me começo a sentir um privilegiado por poder continuar a usar colunas de som, headphones, e amplificadores que comprei há mais de 30 anos, e que previsivelmente continuarão a funcionar por mais umas longas décadas. :P


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)