2020/05/12

PowerToys com previews SVG e MD no Explorer e actualização automática


O ano passado a Microsoft decidiu recuperar os históricos PowerToys para o Windows 10, e que desde então têm acrescentado funcionalidades úteis. Agora temos a possibilidade de ver previews de ficheiros SVG e MD no Explorer, e outra funcionalidade talvez ainda mais útil.

O renascimento dos históricos PowerToys veio acompanhado de funcionalidades de bastante utilidade, como o FancyZones para configurar o posicionamento de múltiplas janelas de apps no desktop, o Image Resizer para redimensionar imagens com um simples clique com o botão direito do rato, o PowerRename para opções avançadas para renomear múltiplos ficheiros, entre outras. Agora, ganhamos também a possibilidade de ver ficheiros SVG e MD directamente no painel de preview do Explorer.


Se isso por si só não vos parecer interessante, a outra novidade seguramente vai captar a vossa atenção. É que a MS vai finalmente adicionar a capacidade de actualização automática aos PowerToys, permitindo que os utilizadores passem a ter acesso contínuo à última versão sem necessidade de visitarem regularmente a sua página do GitHub para fazerem a sua actualização manualmente.

Não sei porque demoraram tanto tempo a fazê-lo, já que a possibilidade de auto-actualização deveria ser das funcionalidades indispensáveis de qualquer programa desde há muito tempo; mas o importante é que finalmente fica disponível, e será posto à prova assim que ficar disponível a próxima actualização.

1 comentário: