2020/05/06

RCS chega à NOS e Nowo


Diversos leitores alertaram-nos para a chegada dos RCS a números da NOS e Nowo - algo que sinceramente pensava que já estava disponível há muito (pelo menos, na Vodafone já tinha isso activado há bastante tempo).

O RCS (Rich Comunication Services) pode ser considerado o SMS "2.0", e está a tentar afirmar-se no mercado há cerca de meia década, tendo sofrido com um início bastante turbulento. Com o RCS. os smartphones passam a ter de base o tipo de funcionalidades que se associam às apps de mensagens, como a confirmação de leitura, e até indicadores de que se está a escrever; para além da capacidade de envio de conteúdos multimédia.


É algo que a Google tem tentado acelerar para dispensar a necessidade de apps de mensagens dedicadas, como o seu defunto Allo, e para aproximar o funcionamento nos Android da simplicidade de utilização que se tem no iOS com o iMessage. É que, tal como neste, os utilizadores não terão que se preocupar se o destinatário tem um smartphone que suporte RCS, já que a mensagem poderá continuar a ser enviada via SMS se for necessário.

Para verificarem se têm o RCS activado no vosso smartphone, basta ir à app Messages da Google, Settings-> Chat features. Se vierem o estado "connected", quer dizer que já estão com o RCS activado e pronto a funcionar, e quando estiverem a enviar um "SMS" para alguém que também tenha RCS, já poderão tirar partido dessas novas capacidades.


P.S. Atenção à opção de reenvio das mensagens RCS que faz com que sejam enviadas SMS/MMS automaticamente se falhar a entrega via RCS. Se tiverem SMS/MMS pagos, será conveniente desligarem essa opção para evitar despesas inesperadas.

38 comentários:

  1. Não gosto de ter confirmação de leitura em apps tipo Messenger ou Whatsapp.
    Ninguém precisa de saber se eu já vi ou não determinada mensagem.
    Por vezes, só porque alguém não responde de forma célere, surgem logo chatices.
    Felizmente nunca tive esses problemas, mas conheço uns quantos casos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem não gostar pode desligar esses indicadores.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Eu tenho para mim que as confirmações de leitura têm precisamente o objectivo de criar uma certa pressão social para responder a todas as mensagens e aumentar assim o tempo de utilização da app. Se a pessoa não responder logo fica com medo de que pareça mal à outra pessoa. Talvez a maior prova de que essa funcionalidade é mais útil aos criadores da app do que aos utilizadores é o facto de nem sequer dar para desligar (pelo menos nas apps que conheço). Um aviso de recepção admito que possa ter utilidade, mas de leitura é um abuso de privacidade, patrões e companheiros/as controladores agradecem.

      Eliminar
    4. Dá para desligar pois... Tens ali na imagem: Enviar recibo de leitura: sim/não. Assim como o indicador de estar a escrever.

      Eliminar
    5. @Skynet, concordo totalmente.

      @Carlos Martins, ainda bem que dá para desligar. Dava jeito o Messenger e o Whatsapp terem a mesma opção.

      Eliminar
    6. @DM o Wsap dá para desligar.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eu sou MEO e ainda não tenho disponível. Já testou?

      Eliminar
    2. Sim, funciona perfeitamente na MEO.

      Eliminar
  3. Lixo. para quê estas tecnologias arcaicas e sem privacidade?

    Signal.

    ResponderEliminar
  4. Chegou hoje de manhã para mim na NOS. E sim, na Vodafone já estava disponível há muito tempo. Finalmente.

    ResponderEliminar
  5. Actualizar (manualmente) o Carrier Services tambem se consegue normalmente activar o RCS!!

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. ja ha aqui um user da NOS q disse q ja tinha... se nao têm os carrier services actualizados pra ultima versao, não vao ter isso activo

      Eliminar
    2. Sou NOS, tenho um OnePlus 7T (Android 10), já actualizei manualmente os Carrier Services a partir daqui [ https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.ims ], reiniciei e continuo sem ter isto activo. Portanto não me parece ser assim tão directo.

      Eliminar
    3. Mas qual é a versao que realmente tens instalada? Nem sempre a ultima versao que instalas da Play Store é realmente a ultima versao q está disponivel, isto pq o Google (como outros) fazem updates fazeados das suas apps e nem todos recebem os updates ao mesmo tempo.
      A ultima versão é a 39.0.308917653-carrierservices_V39W_RC07 e está aqui https://www.apkmirror.com/apk/google-inc/carrier-services-2/carrier-services-2-39-0-308917653-carrierservices_v39w_rc07-release/

      Eliminar
    4. A que eu tenho, instalada da Play Store, é exactamente essa.

      https://i.imgur.com/6div9hY.jpg

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Pois, então n ha mto a fazer. Ja apagaste os dados da Carrier Services? Tambem podes experimentar limpar a cache do Messages ou mesmo apagar tambem os dados (nao perdes as SMSs)
      Tambem tenho aqui um tlmv q por mais q faça, n consigo ter isto activado.

      Eliminar
    7. Finalmente hoje começou a funcionar.

      Eliminar
  7. Pessoal acho que o RCS é disponibilizado pela Google através da Jibe Mobile. O pessoal da NOS só tem acesso ao RCS através da aplicação de mensagens da Google!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é precisamente q se está a falar aqui, ter RCS via a app de mensagens do Google.

      Eliminar
    2. Exato mas o que me parece é que a Google está a usar um sistema semelhante ao WhatsApp, eu sou nos e já tenho acesso ao RCS! Mas não me parece que seja a NOS a oferecer na rede mas sim a Google a oferecer na aplicação de mensagens.

      Eliminar
    3. Mas nunca ng disse q na NOS,NOWO e Meio eram as operadoras a dar suporte. Só a Vdf é q é a própria a dar suporte ao RCS

      Eliminar
  8. Rcs na Meo, via APP de mensagens do Google, já está a funcionar! ��

    ResponderEliminar
  9. No meu caso, com NOS, ficou hoje activo.

    ResponderEliminar
  10. Já experimentaram enviar mensagens chat para outras redes? E funciona?

    ResponderEliminar
  11. enviei de meo para nos e funciona

    ResponderEliminar
  12. é a Google que da o suporte então funcionava num Android sem sim,como no caso do whts o que não se verifica na nos,meeo ou Vodafone onde testei

    ResponderEliminar
  13. Porquê tanta polémica? Quem não deve, não teme. Drixa de ser mal agradecidos e dizer mal de tudo. Não gostam, não baixam aplicação.

    ResponderEliminar
  14. na meo quando envio uma menssagem enviada via rcs recebo o seguinte :A comunicacao que acabou de realizar, no valor de Eur 0.06 (s/iva) nao esta incluida na sua mensalidade. + info marque *#123#.
    não deveria apenas gastar trafego de internet apenas ?

    ResponderEliminar
  15. mas só e cobrado nas menssagens internacionais ?!

    ResponderEliminar
  16. Alguém aqui com problemas no envio/recepção de mensagens RCS? As mensagens via chat (RCS) ou demoram imenso tempo, tipo 40-50 segundos a chegar ao destinatário ou nem sequer chegam a ser entregues. Acabei por desligar a função de chat tanto no meu telemóvel como no de familiares pois estávamos fartos de perder mensagens com esse problema. Voltamos aos SMS...

    ResponderEliminar