2020/05/30

Starship da SpaceX autorizada para voo de testes


Com a SpaceX a ter um protótipo da Starship em estado cada vez mais próximo para enfrentar o primeiro voo, chega a também indispensável autorização da FAA para que o possa fazer.

A FAA deu à SpaceX a autorização para realizar voos sub-orbitais com o protótipo da Starship. Claro que numa primeira fase nem sequer serão voos tão ambiciosos, com a SpaceX a contentar-se em repetir os primeiros saltos que fez com o seu "tanque voador" que serviu de percursor destes protótipos da Starship, já mais aproximados do design final.

Neste momento a Starship SN4 tem apenas um motor raptor instalado, que tem sido testado em testes estáticos, que parecem indicar que está pronta para passar à próxima fase (actualização: afinal não, ver no final). O primeiro voo de testes deverá elevar a nave até cerca dos 150 metros de altura, para depois voltar a aterrar. Se correr bem, o próximo protótipo contará com mais motores e voos a altitudes mais elevadas, até finalmente culminar com um lançamento que permita atingir a órbita terrestre (com nova autorização da FAA).

Hoje é também um dia especial para a SpaceX, pois tentará novo lançamento da primeira cápsula Crew Dragon com astronautas abordo, depois das condições atmosféricas terem ditado o adiamento na passada quarta-feitas. Logo ao final da tarde, estaremos todos a acompanhar o lançamento em directo! :)


Actualização: Terá que ficar o teste para a SN5, já que a SN4 explodiu sem motivo aparente depois de um teste de motor que parecia ter corrido bem.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)