2020/05/30

Tile faz chegar queixa contra Apple à CE


A Tile não desiste de lutar até ao fim contra a Apple e a sua entrada no segmento dos trackers, e agora faz chegar as suas queixas e preocupações à Comissão Europeia.

A azedar de relações entre a Apple e Tile já dura há mais de um ano, sendo que inicialmente as empresas pareciam estar a caminho de um entendimento para eventualmente até facilitar a utilização dos Tiles a nível do sistema, mas que depois deu uma grande reviravolta com a Apple a contratar um dos seus engenheiros e revelar as intenções de criar e lançar os seus próprios trackers - os AirTags - cujas referências vão surgindo nalguns locais, mas que a Apple ainda não se dignou a apresentar oficialmente.

É por isso natural que a Tile se sinta enganada, e agora faça chegar o seu caso à Comissão Europeia com nova queixa de práticas desleais por parte da Apple. A Tile queixa-se que a Apple abusa da sua posição dominante, fazendo com que nos seus serviços o acesso à localização esteja pré-seleccionado de origem, enquanto para todas as demais apps concorrentes isso esteja desligado.

Infelizmente, este não é caso único, e por muito injusto que seja, não faltam histórias de grandes empresas que se aproveitam de ideias de empresas mais pequenas e as tornem "irrelevantes" ao lançar um produto idêntico. Imagino que neste caso o verdadeiro objectivo da Tile seja "chatear" o mais possível a Apple, ao ponto da Apple chegar à conclusão que mais vale a pena comprá-los por umas centenas de milhões de dólares do que continuar a arrastar o assunto...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)