2020/05/07

Tracking do Facebook provocou o crash de grande número de apps populares


Se tiveram problemas a abrir apps como o Spotify, Tiktok, Pinterest, Tinder, Waze, Bumble, SoundCloud e outras, o problema não é vosso, nem tão pouco se tratou de uma coincidência: a culpa foi do tracking do Facebook.

O que todas estas apps tinham em comum era código que faz o tracking de utilização para o Facebook, e devido a uma actualização feita pelo Facebook no seu sistema, esse código passou a crashar para alguns utilizadores. O resultado foi tornar as apps inacessíveis, mesmo para quem não era utilizador do Facebook.



O Facebook apressou-se a reverter as alterações para corrigir a situação, mas não conseguirá evitar as repercussões deste incidente, a começar pelo facto de que nenhum erro num sistema de tracking deveria por si só impedir o correcto funcionamento das apps onde está inserido.

Ou, dito de outra forma, com este lapso colossal, o Facebook acabar de dar uma grande justificação para todos os que lutam pela remoção deste tipo de tracking das apps; especialmente quando até afecta pessoas que fazem questão de não utilizar serviços do Facebook. Veremos que impacto a médio / longo prazo este mega-crash irá ter...


Actualização: Passados dois meses o caso repetiu-se!

2 comentários:

  1. Ainda bem que não uso nenhuma dessas m...odernices...!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Foi o estagiário que lançou a atualização! :D

    ResponderEliminar