2020/05/29

YouTube ganha capítulos para facilitar navegação em vídeos longos


Demorou 15 anos, mas o YouTube copia finalmente uma das funcionalidades que existiam desde os primeiros DVDs: a possibilidade de criar capítulos para mais fácil navegação.

Não há nada mais irritante do que ir directamente para a parte que nos interessa num vídeo, e ter que andar a fazê-lo através de tentativa e erro (ao estilo do que se fazia para tentar encontrar o jogo do ZX Spectrum que se queria numa cassete de 90 minutos). Mas finalmente o YouTube lança oficialmente a capacidade de criar capítulos nos vídeos, facilitando a vida a quem se dava ao trabalho de já o fazer, de forma não-oficial, através de timestamps na descrição do vídeo a indicarem onde estava cada secção.


Os capítulos ficam visíveis através de quebras na timeline do vídeo, juntamente com o seu nome, fazendo com que o processo de encontrar a parte de interesse se torne muito mais eficiente. E para quem coloca os vídeos no YouTube o processo é tão simples quanto fazer uma lista com o momento inicial de cada capítulo e o respectivo nome.

Os capítulos no YouTube ficam disponíveis tanto na web como nas respectivas apps para Android e iOS.

2 comentários:

  1. Finalmente! Muitos youtubers colocavam as timestamps no comentário de topo mas nunca foi mt prático e não funciona em todos os devices (tvs, por exemplo)

    ResponderEliminar
  2. Já agora, também seria bem-vinda a possibilidade de organizar as subscrições em categorias...

    ResponderEliminar