2020/05/18

ZX Spectrum Next faz reviver o clássico em versão melhorada


O ZX Spectrum foi um micro-computador que marcou várias gerações, ao ponto de garantir que nunca seja esquecido, quer seja via emuladores ou, como no caso deste ZX Spectrum Next, novas reinterpretações de como seria uma versão modernizada dele.

Este ZX Spectrum Next Accelerated traz-nos um micro-computador com design bem ao estilo dos sucessores do ZX Spectrum original mas, como seria de esperar, vem agora muito melhor apetrechado, incluindo coisas como portas HDMI, USB, WiFi, e até um Raspberry Pi Zero que é utilizado como "acelerador". Mas não se pense que o espírito do ZX Spectrum se resume a um mero emulador. É que lá dentro temos uma FPGA da Xilinx, que permite implementar um Z80 em hardware, ou outros CPUs para os mais aventureiros.


Isso permite que este ZX Spectrum Next adquira capacidades camaleónicas, podendo transformar-se também num BBC Micro B, BBC Master, NES, MSX ou Colecovision. E graças à existência de um sistema "anti-brick", fica desde logo assegurado que este tipo de brincadeiras nunca irá impedir que se tenha um computador funcional.

O ZX Spectrum Next nasceu de um projecto do Kickstarter, e tem um preço de £275 para esta versão com o Rasperry Pi Zero adicional.

4 comentários:

  1. Além disso é o último computador desenhado pelo Rick Dickinson. Comprei precisamente esta versão.

    ResponderEliminar
  2. Todas as versões à venda no site estão esgotadas!!!
    "The shop has ended sales of the ZX Spectrum Next computer for now. Availability will hopefully resume in the form of a second Kickstarter once the initial Kickstarter orders have been completed. Sign up for the Newsletter on the right to get a notification of the second batch’s availability!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira edição foi vendida apenas aos backers. Irá abrir uma segunda edição em breve, pois a procura é muita.

      Eliminar
  3. Estou esperando esta segunda Kickstarter... Máquina fantástica

    ResponderEliminar