2020/06/05

Análise ao rato Corsair Dark Core RGB Pro


O segmento dos ratos gaming é bastante concorrido, mas a Corsair tem uma nova proposta neste sector: o seu Dark Core RGB Pro, capaz de funcionar em modo sem fios (Slipstream), com cabo, ou ainda via Bluetooth.


O Dark Core RGB Pro



O Corsair Dark Core RGB Pro é um rato destinado ao gaming, que promete ter desempenho idêntico ao de um rato com cabo quando usado em modo wireless graças à tecnologia Slipstream (como convém, o pequeno dongle USB pode ficar alojado no interior do rato), mas podendo também funcionar como rato Bluetooth (4.0) ou rato cablado usando o cabo USB fornecido (USB-A - USB-C) que também serve para o recarregar. Conta com 8 botões programáveis (incluindo macros), incluindo um de mudança dos DPIs para alterar a sua sensibilidade de forma imediata, um sensor PixArt PAW3392 de 18000 DPI com frequência de leitura de 2000 Hz, 9 secções com iluminação RGB (programável em 5 zonas distintas), e tem um peso de 133g.


Um pequeno botão na parte inferior permite seleccionar o modo de funcionamento do rato, entre o modo wireless Slipstream que funciona com o dongle USB receptor, o modo Bluetooth que dispensa o dongle nos computadores com Bluetooth, ou simplesmente como rato convencional com o cabo.



Um detalhe particularmente bem conseguido, é que enquanto do lado esquerdo contamos com a habitual "aba" para pousar o polegar (o rato tem formato pensado para utilização com a mão direita), temos também uma aba opcional que se pode colocar do lado direito para apoio do dedo mínimo / "mindinho", com um prático sistema de encaixe magnético. Esta parte amovível serve também para esconder o acesso ao receptáculo onde se pode colocar o dongle USB do rato. A autonomia anunciada em modo wireless é de 50 horas, e existe também uma versão SE com carregamento wireless Qi.


Em utilização



A Corsair esteve atento aos fãs e para este Dark Core RGB Pro optou por simplificar o rato, evitando sobrecarregá-lo com botões "a mais" que, por vezes, acabam por atrapalhar a sua utilização no dia a dia ou nos jogos mais habituais (como os FPS). Os oito botões acabam por se um bom ponto de equilíbrio, sendo suficientes para a maioria dos jogadores - ou utilizadores casuais que procurem um rato confortável com excelentes acabamentos e o aspecto gaming.

O facto de contar com o apoio para o dedo mínimo revela-se particularmente interessante, já que na maioria dos ratos esse dedo acaba por ficar a tocar na mesa / tapete, contribuindo para fricção adicional.

A utilização com cabo não oferece problemas, sendo reconhecido como um qualquer rato convencional; embora continue a ser conveniente a instalação do software da Corsair para se ter acesso à configuração das macros e padrões de iluminação. O software permite também fazer uma calibração para o tapete / superfície em que se utiliza o rato, contribuindo para uma precisão ainda maior.

O modo wireless Slipstream promete velocidade praticamente equivalente à ligação por cabo, com atrasos de apenas 1 ms, e na verdade não se nota qualquer diferença. No entanto, sendo wireless, ficará sempre sujeito a interferência adicional, especialmente em zonas congestionadas com WiFi. Quanto ao Bluetooth, é um modo interessante que permite a sua utilização directa com tablets e outros equipamentos sem que seja necessário qualquer adaptador.


Apreciação final



Embora não tendo dezenas de botões ou peso ajustável como outros ratos gaming, a Corsair conseguiu encontrar uma receita bastante equilibrada com este Dark Core RGB Pro. Com acabamentos de qualidade (sujeitos a validação após alguns meses de utilização intensiva, já que infelizmente existem ratos com bom aspecto inicial que, passados uns meses, começam a revelar as borrachas a "desintegrar-se" ou a tornarem-se "colantes") e a versatilidade de poder funcionar em modo por cabo, wireless e Bluetooth, acaba por apelar a um vasto conjunto de utilizadores, embora o seu foco seja obviamente o segmento gamer.

O rato Corsair Dark Core RGB Pro pode ser encontrado com um preço de cerca de 100 euros para a versão normal, e de 109 euros para a versão SE com carregamento wireless. O tapete com carregador wireless da Corsair custa cerca de 90 euros.



Dark Core RGB Pro
Escaldante

Prós
  • Multi-modo wireless Slipstream / Bluetooth
  • Apoio para os dedos opcional
  • Acabamentos

Contras
  • Cabo USB pouco flexível prejudica uso em modo cablado





Corsair Dark Core RGB Pro

Escaldante (5/5)

5 comentários:

  1. Nem de propósito, o meu, SE, chegou quarta-feira. Desde então ando aos papeis para o configurar no iCUE. Não me entendo com aquilo. Por agora desisti.
    Verifico que o preço indicado no artigo para o SE, não corresponde à verdade, como pode ser verificado aqui:
    https://www.pccomponentes.pt/corsair-dark-core-rgb-pro-se-raton-gaming-inalambrico-18000dpi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, assim faz mais sentido. Tinha visto só os preços na Amazon.

      Eliminar
  2. Doava um rim para um rato com bastantes botões para canhotos ou no mínimo ambidextro com conexão Bluetooth

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar