2020/06/01

Caixas self-service nas lojas facilitam os roubos


Enquanto gigantes como a Amazon vão promovendo as suas lojas sem funcionários como sendo à prova de erros, funcionários de grandes superfícies como a Walmart nos EUA criticam os supostos sistemas de inteligência artificial que deveriam detectar roubos, dizendo que pouco ou nada fazem.

De forma idêntica ao que aconteceu em muitos outros sectores, também nas grandes superfícies as empresas estão desejosas de se livrarem de funcionários e colocarem os próprios clientes a fazerem o seu serviço, nomeadamente nas caixas de pagamento. Para isso têm apostado nas caixas de pagamento self-service - que por cá também vamos tendo nalgumas lojas - mas mesmo com toda a tecnologia avançada, os funcionários alertam para que estes sistemas são bastante falíveis e estão a facilitar os roubos.

No caso da Walmart, o sistema de inteligência artificial EverSeen, que deveria manter um olhar atento sobre os clientes para evitar roubos, foi designado por "NeverSeen", já que parece ser incapaz de ver seja o que for.



Os fornecedores destes sistemas asseguram que um grau de vigilância superior ao de qualquer pessoa, com as câmaras e os cérebros digitais a manterem vigilância permanente sobre os clientes. No entanto, quando transposto para o mundo real, as coisas ficam bem aquém do prometido.

Quer seja por simples distracções dos clientes ou de forma deliberada, existem inúmeras acções que permitem que os clientes passem múltiplos produtos e em que é apenas registado um; e a isto somam-se os casos de erros, que podem ser causados por coisas tão simples e banais quanto pousar o smartphone sobre a máquina, obrigando a que um funcionário venha ver o que se passa - e nesse momento facilitando a vida a que outros "erros" possam passar despercebidos noutras caixas.

O futuro das caixas self-service autónomas parece estar tão longe do ideal quanto os sistemas de condução autónoma; mas parece ser algo que muitas grandes superfícies parecem estar dispostas a tolerar, aceitando que exista uma maior probabilidade de roubos... se calhar, talvez por considerar que mesmo assim fica mais barato do que pagar os ordenados a mais alguns funcionários.

1 comentário:

  1. Uso frequentemente o sistema de self service das lojas Auchan associado à App, onde se vão "registando" as compras no smartphone e à saída é super cómodo e rápido. Não sei como é que a adoção a este serviço é tão reduzida, estás numa loja e tens N filas para as caixas e este serviço às moscas. É verdade que é um sistema que não conta com inteligência artificial para funcionar, e que depende da seriedade dos utilizadores (associados a auditorias aleatórias para "dissuadir" os clientes de se aventurarem a fazer aldrabice), mas genericamente funciona bem.

    ResponderEliminar