2020/06/13

Espiar conversas através das lâmpadas


Investigadores criaram mais um método criativo de espionagem, que permite escutar o que se passa numa divisão apenas através das variações de luz provocadas numa lâmpada.

No passado já vimos sistemas que pareciam desafiar a imaginação, capazes de extrair sons através da gravação de vídeo de objectos. Este novo sistema é de certa forma idêntico, mas ainda mais simples, permitindo recuperar o áudio em tempo real sem necessidade de processamento demasiado avançado.

O princípio é o mesmo, analisar as vibrações provocadas pelo som, mas desta vez detectadas através das variações de luminosidade provocadas numa lâmpada. E para as detectar, basta ter campo de visão desimpedido para uma lâmpada na divisão e um sensor de luminosidade. Com isso, conseguiram demonstrar o sistema fazendo o reconhecimento de músicas e até de conversão de voz para texto-

Há muitas variáveis que impedem que a sua aplicação no mundo real seja tão fácil quanto se possa imaginar (para obter bons resultados os investigadores tiveram que por música e diálogos com volume máximo), para não falar que a utilização de lâmpadas LED em candeeiros fixos também complicaria a detecção das ténues vibrações. No entanto, não deixa de ser mais um cenário a ter em conta por quem se preocupar em manter as suas conversas a salvo de potenciais espiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)