2014/08/05

Investigadores conseguem extrair som de objectos gravados em vídeo


Há algumas décadas atrás, lembro-me de alguns filmes "high-tech" que nos mostravam que era possível escutar-se o que alguém dizia dentro de uma sala, usando um laser para medir as vibrações no vidro da janela. Agora, investigadores do MIT levam isso a um novo nível que nem sequer a ficção se tinha lembrado de imaginar: escutando o som usando câmaras para detectar as vibrações de algo dentro dessa sala.

O som são vibrações no ar, e como se pode imaginar, essas vibrações afectam, mesmo que infinitesimalmente, tudo o que esteja ao seu alcance. O que estes investigadores do MIT fizeram foi centrar as suas atenções - e câmaras - sobre os objectos de um sala, de modo a que por seu intermédio conseguissem escutar o que estava a ser dito. Os resultados são surpreendentes, tendo sido possível escutar o que se passava numa sala isolada por vidros à prova de som olhando para um saco de batatas fritas.

Se os melhores resultados foram obtidos usando câmaras de alta-velocidade, não deixará de ser surpreendente que também se tenham conseguidos resultados úteis usando câmaras convencionais (e neste caso é curioso que dêem uso ao rolling shutter como vantagem em vez de desvantagem, permitindo fazer uma análise mais detalhada das ténues variações no movimento.)

Mais uma ferramenta que nos deixa surpreendidos pelo que se torna possível extrair das imagens de tudo o que nos rodeia, e que sem dúvida a NSA e outras entidades gostarão de deitar as mãos assim que possível. Outro efeito curioso que este sistema permitirá, é o de potencialmente permitir recuperar áudio de gravações sem som... como vídeos de câmaras de vigilância, ou outros.

1 comentário:

  1. Por acaso já vi num filme qualquer um super-hiper-computador, daqueles que querem acabar com a raça humana (claro), que conseguiu ouvir através da vibração de chá, dentro de uma chávena.

    ResponderEliminar