2020/06/16

Facebook censura e bloqueia utilizadores que falem de artigo censurado erradamente


Como se fosse necessário demonstrar o lado negro da censura, o Facebook volta a fazê-lo, ao censurar e até bloquear utilizadores que falem de artigos injustamente censurados.

O The Guardian escreveu um artigo a falar sobre a censura do Facebook feita a uma foto de aborígenes acorrentados - bem a propósito de toda a discussão racial e de escravatura que tem vindo a ocorrer um pouco por todo o mundo - mas inadvertidamente criou um novo exemplo de como a censura não pode ser tolerada; já que o próprio artigo a falar sobre a censura errada da foto passou, também ele, a ser censurado e até a fazer com que alguns utilizadores ficassem com as contas bloqueadas só por tentarem partilhar esse link.




Aparentemente o que terá causado a censura do Facebook não foram as questões raciais ou de escravatura, mas sim a das fotos mostrarem "nudez", o que tem sido um tópico bastante sensível para esta plataforma - onde simples mamilos ou até umbigos (femininos, claro), têm causado grandes dores de cabeça.

Agora, as dores de cabeça aumentam, por nem sequer se poder falar das censuras indevidas que o Facebook vai fazendo, nem mesmo quando se trata de partilhar fotos históricas que relembram que a realidade relativamente à escravatura é bem diferente daquela ditada pela memória selectiva de alguns políticos (o Primeiro Ministro Australiano teve a infeliz ideia de dizer que não tinha havido escravatura na Austrália, antes de dar o dito por não dito).

3 comentários:

  1. Cancelei a minha conta esse mês, não dá mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiste cancelar? É que recentemente ouvi relatos que o botão de "apagar conta" não funcionava... :)

      Eliminar
  2. O sistema de revisão do Facebook é uma anedota. Farto-me de denunciar perfis obviamente falsos de scammers da Nigéria mas os revisores do facebook nunca vêem nada de mal.

    ResponderEliminar

[pub]