Como se fosse necessário demonstrar o lado negro da censura, o Facebook volta a fazê-lo, ao censurar e até bloquear utilizadores que falem de artigos injustamente censurados.
O The Guardian escreveu um artigo a falar sobre a censura do Facebook feita a uma foto de aborígenes acorrentados - bem a propósito de toda a discussão racial e de escravatura que tem vindo a ocorrer um pouco por todo o mundo - mas inadvertidamente criou um novo exemplo de como a censura não pode ser tolerada; já que o próprio artigo a falar sobre a censura errada da foto passou, também ele, a ser censurado e até a fazer com que alguns utilizadores ficassem com as contas bloqueadas só por tentarem partilhar esse link.
i'm in the sin bin at @facebook again!— 💧simon holmes à court 🦠 (@simonahac) June 15, 2020
i'm blocked for posting an article about people being blocked for posting an article about an article that facebook blocked.
how meta is this @joshgnosis & @earleyedition! pic.twitter.com/d9pRCZQFHD
Aparentemente o que terá causado a censura do Facebook não foram as questões raciais ou de escravatura, mas sim a das fotos mostrarem "nudez", o que tem sido um tópico bastante sensível para esta plataforma - onde simples mamilos ou até umbigos (femininos, claro), têm causado grandes dores de cabeça.
Agora, as dores de cabeça aumentam, por nem sequer se poder falar das censuras indevidas que o Facebook vai fazendo, nem mesmo quando se trata de partilhar fotos históricas que relembram que a realidade relativamente à escravatura é bem diferente daquela ditada pela memória selectiva de alguns políticos (o Primeiro Ministro Australiano teve a infeliz ideia de dizer que não tinha havido escravatura na Austrália, antes de dar o dito por não dito).
Cancelei a minha conta esse mês, não dá mais.
ResponderEliminarConseguiste cancelar? É que recentemente ouvi relatos que o botão de "apagar conta" não funcionava... :)
EliminarO sistema de revisão do Facebook é uma anedota. Farto-me de denunciar perfis obviamente falsos de scammers da Nigéria mas os revisores do facebook nunca vêem nada de mal.
ResponderEliminarO Facebook continua a mostrar a pujança da sua ditadura. De vez em quando resolve, sem nenhuma explicação racional, bloquear páginas ou impedir os administradores dessas páginas de a elas terem acesso. O jornal Folha 8 (jornalf8.net) não escapa a essa regra do posso, quero e mando. Mesmo seguindo todas as sugestões do Facebook, o problema mantém-se até que os poderosos néscios decidam em sentido contrário.
ResponderEliminarEu vou fechar a conta. É o melhor! Assim a ganância do Facebook na Bolsa começa a cair a pique.
ResponderEliminarO Facebook cedeu-se ao oportunismo dos Grupos que andam a manifestar na rua com ódio em vez de ler as Legislações Nacionais e a Carta dos Direitos do Homem.
Eu vou fechar a conta. É o melhor! Assim a ganância do Facebook na Bolsa começa a cair a pique.
ResponderEliminarO Facebook cedeu-se ao oportunismo dos Grupos que andam a manifestar na rua com ódio em vez de ler as Legislações Nacionais e a Carta dos Direitos do Homem.