2020/06/16

As 7 coisas a ter em conta nos Bitcoin Trading Robots


A incerteza económica provocada pelo Covid-19 tem feito muitas pessoas voltarem-se novamente para as criptomoedas e o Bitcoin, e não faltam sistemas que prometem automatizar as transacções para maximizar o rendimento e os lucros.

Quem procura o máximo lucro dos seus investimentos inevitavelmente irá deparar-se com os robot de trading de Bitcoin. E quando isso acontecer, há sete elementos que convém analisar.

Verificar a sua origem

Antes de qualquer decisão, é imprescindível perder um pouco de tempo a analisar as origens e histórico do crypto trading bot. Pesquisar para saber quem é o seu criador, há quantos anos está a operar, em que países está disponível, e a sua credibilidade, é um passo essencial que permite descartar imediatamente bots que sejam fraudulentos ou levantem suspeitas. Um salto a plataformas como o https://insidebitcoins.com permitem ver as avaliações feitas pelos utilizadores a diferentes bots.

Interface e velocidade de funcionamento

Num sector tão volátil e imediato como as criptomoedas, é essencial que a plataforma permita que os utilizadores possam realizar as suas operações de forma instantânea e apresentar um interface simples que lhes permita fazer o que querem da forma mais eficiente possível. Ter um site que, desde logo, faz os utilizadores esperarem longos segundos para registar as suas operações, não é bom indicador para o funcionamento que poderá ter nos momentos  mais movimentados.

Apoio ao cliente

Outro elemento fundamental que ajudará a separa os serviços que inspiram mais confiança dos que devem ser postos de lado é o apoio ao cliente - ou, de outra forma, a sua ausência. Embora se deseje que tudo corra pelo melhor e nunca seja necessário recorrer à assistência, será reconfortante saber que está disponível assistência humana à distância de um clique, pronta para ajudar em todas as questões que forem necessárias. Bem sabemos que é inevitável que, ocasionalmente, se esteja sujeito a qualquer "fenómeno" estranho relacionado com alguma parte do sistema de trading e onde o recurso a um assistente humano seja a solução mais eficaz.

Formas de depósito e levantamento

Na hora de pagar pelo serviço, têm vantagem as plataformas que não colocam entraves à forma como o cliente deseja pagar. Serviços como o Bitcoin Revolution permite fazer pagamentos e levantamentos em criptomoedas, transferências bancárias, wallets externas, e cartões de débito e de crédito. Convém também avaliar o tempo médio que cada um destes métodos demora, para evitar potenciais surpresas indesejadas.

Depósito mínimo

Embora varie de plataforma para plataforma, a maioria parece ter estabelecido um depósito mínimo de $250 para os bots de trading automático. De qualquer forma, é mais um dos elementos a ter em conta, para evitar a potencial frustração de ter encontrado o serviço "perfeito" e depois descobrir que exigem um depósito mínimo acima daquele que estamos dispostos a pagar.

Modo de demonstração

Um ponto que pode ser relevante, especialmente para utilizadores que se estão a iniciar nestas andanças, é a disponibilização de um modo de demonstração. Muitos serviços disponibilizam uma conta de testes onde os utilizadores podem experimentar o serviço sem se preocuparem em estar a usar dinheiro real. É uma forma bastante eficaz de permitir aos utilizadores ambientarem-se ao serviço e explorarem as suas potencialidades, sem risco de qualquer erro fazer evaporar o seu dinheiro.

Comissões e custos

De nada serve estar a fazer dinheiro à conta destes bots se a maior parte do dinheiro ficar do lado deles. Há serviços que disponibilizam trading gratuito assim como transferências e levantamentos livres de taxas de processamento, mas que cobram comissões; outros dispensam as comissões mas cobram mensalidades fixas ou taxas sobre os depósitos ou levantamentos. Importa fazer as contas tendo em conta o tipo de utilização que se pretende fazer, para garantir o máximo rendimento.

Conclusão

Para quem estiver disposto a investir nas criptomoedas de forma mais activa, não ficando apenas dependente da sua valorização (ou desvalorização), os bots de trading são uma opção a ter em conta. Tal como os que são frequentemente utilizados nos sistemas de câmbio, também aqui se podem afinar estratégias de compra e venda que tentem tirar o máximo partido das flutuações que vão ocorrendo diariamente, e sem necessidade de estar permanentemente a olhar para o que se está a passar. Dito isto, há também que ter bem presente o risco inerente das criptomoedas, e investir apenas o valor que se esteja disposto a aplicar em investimentos de risco.

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar