2020/06/16

Notícias do dia

Depois das impressoras encravadas, temos novo bug no Windows 10 causa desfragmentação excessiva nos SSD; Facebook censura e bloqueia utilizadores que falem de artigo censurado erradamente; OpenCore Computer desafia a Apple e vende hackintosh descaradamente; nas promoções temos a oferta de lançamento da Xiaomi Mi TV 65" por €599; Ferrari recria Rendez-Vous no Mónaco; e Cameo ganha videochamadas em directo com as vedetas... a preço de ouro.

Antes das notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones Bluetooth Xiaomi Redmi Airdots S.

Apple enfrenta dois processos da UE



A Apple prepara-se para enfrentar processos em dose dupla na UE, relativo à posição dominante que tem tanto na App Store como no Apple Pay, e que têm sido alvo de queixas por parte de várias empresas. Na App Store, ao determinar o que é aceitável ou não, e exigir que todas as apps tenham obrigatoriamente que utilizar o seu sistema de pagamentos, impede que exista uma verdadeira concorrência enquanto, simultaneamente, vai promovendo os seus próprios serviços. No Apple Pay, o facto de impedir que os concorrentes tenham acesso ao NFC para poderem fornecer funcionalidade idêntica, temos outro caso de também limitar a concorrência enquanto promovem o seu próprio serviço.

As multas poderão ascender a 10% das receitas da Apple, o que resultaria numa multa astronómica; mas este é um assunto que seguramente ainda se irá arrastar por muito tempo até que venha a resultar em algo. Idealmente, dará origem à possibilidade de se instalarem apps sem ser via App Store, e forçará que o acesso ao sistema de pagamentos via NFC seja disponibilizado para serviços externos em vez de ser um exclusivo da Apple.


Microsoft Teams vai igualar Zoom e mostrar 49 participantes



O sucesso viral do Zoom no período de confinamento do Covid-19 apanhou todos de surpresa, mas aos poucos os seus concorrentes lá vão copiando as suas funcionalidades. Desta vez, é o Microsoft Teams que anuncia que também irá permitir um modo de grelha que apresenta até 49 participantes (7 x 7) da video-conferência em simultâneo - precisamente o mesmo número do Zoom - a par de outras ferramentas pensadas para ensino à distância, como controlo de assiduidade dos alunos, etc.

É de esperar que também a Google eventualmente faça o mesmo para o Google Meet, algo que provavelmente até poderá acontecer antes, ou em simultâneo com o Teams, já que esta funcionalidade apenas está prometida para o início do próximo ano escolar.


Sistema de AI não diferencia entre pulmões com Covid-19 e gatos


Relembrando-nos que, por muito útil que os sistemas de inteligência artificial possam ser úteis para nos auxiliar em inúmeras tarefas, há também que estar consciente das suas limitações. Para o demonstrar, mostrou que vários sistemas concebido para detectar Covid-19 em imagens de raios-X dos pulmões, consideram que uma foto de um gato era "garantidamente" um pulmão com Covid-19.




Tesla Model S com autonomia oficial de 647 km



A Tesla anunciou a actualização da autonomia oficial EPA nos EUA, que dá aos Model S Long Range Plus deste ano uma autonomia de 647 km, que em milhas supera o valor de 400 milhas (402 milhas) para mais um marco histórico da marca.

Para atingir este valor a Tesla fez várias alterações, com novas jantes e pneus, redução do peso, afinação da regeneração durante a travagem, e sistemas mecânicos mais eficientes. Melhorias que, percentagem por percentagem, permitiram esticar a autonomia para lá das 400 milhas. E, não menos interessante, surgem novos rumores de que a Tesla está a preparar um Model 3 e Model Y com bateria de 100 kWh, o que lhe garantiria também uma autonomia idêntica ou superior (rumores que Elon Musk continua a negar, à semelhança do que tem feito com a suspensão pneumática para o Model Y).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)