2020/06/15
Bug no Windows 10 causa desfragmentação excessiva nos SSD
Há um bug no Windows 10 que o faz executar o processo de desfragmentação nos SSDs de cada vez que arranca, reduzindo o tempo de vida dos mesmos.
Ainda recentemente falámos das actualizações no Windows 10 que fizeram com que deixasse de imprimir, mas eis que não há falta de fartura de bugs adicionais, incluindo um que pode reduzir significativamente o tempo de vida dos SSDs.
O Windows 10 foi o primeiro Windows com a capacidade de reconhecer SSDs e se ajustar automaticamente para eles, afinando os processos de desfragmentação e "trim". Infelizmente, parece que essas capacidades forem sobrestimadas, e o Windows 10 está a falhar até nestas coisas simples que se assumia que estivessem tratadas.
Ao que parece, há um bug no Windows 10 que faz com que o Windows não registe a data do último processo de desfragmentação de um SSD, fazendo com que o processo seja repetido a cada arranque do sistema. Ou seja, se alguém arrancar o seu computador 10 vezes por dia, irá sujeitar o seu SSD a 10 processos de desfragmentação completamente desnecessários. E além disso, o Windows 10 está também a tentar fazer "trim" a discos rígidos convencionais, onde essa operação nem faz qualquer sentido.
Embora os SSDs não necessitem de desfragmentação no sentido tradicional da palavra, continuam a beneficiar de uma desfragmentação inteligente, como aquela que supostamente o Windows 10 será capaz de fazer. No entanto, considerando bugs como estes, não será demais ficar com dúvidas sobre se realmente a tal desfragmentação adequada para SSDs estará a ser feita correctamente...
Até que a situação seja corrigida, poderão querer desactivar o processo de optimização automática do SSD, ou simplesmente evitarem fazer demasiados reboots.
Actualização: Quase dois meses mais tarde, a MS lá corrigiu o bug.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Serviço Superfetch?!
ResponderEliminarQue se passa com esta nova geração de engenheiros informáticos? Vai fazer 20 anos que ouvi a expressão: "o windows é uma manta de retalhos". Cada ano que passa, essa expressão bate-me no fundo da alma.
ResponderEliminarQuem tiver as "extensões WEB para multimedia" instaladas, tente mover uma pasta wue contenha ficheiros .OGG lá dentro (preferencialmente de um disco local para um externo/ed rede ou vice-versa) e irá verificar na própria pele um dos erros mais desconcertantes de sempre do Windows 10...
ResponderEliminarQual é?
EliminarCom esta qualidade no que toca a updates, a MS deveria ponderar alterar o nome ao SO, acho que ficava bem Windows -10°
ResponderEliminarEstas a referir a desfragmentação ou optimização??? O W10 nunca faz desfragmentação nos SSD... (e sim optimização)
ResponderEliminarO meu fixo gaming está com este problema e não sabia o que se passava.
ResponderEliminarObrigado Carlos!
Coisas da MICO-SOFT!! (Mico° macaco de pequeno porte)
ResponderEliminarO que esperar da empresa criada por um ladrão????
Eu gostaria era de saber quando e o quê que Bill gates roubou sr sr mico 🐒
EliminarO suporte a TRIM é nativo desde o Windows 7, embora com suporte limitado; esse suporte foi completado no Windows 8 (e, mais tarde, numa atualização para o Windows 7).
ResponderEliminarhttps://en.m.wikipedia.org/wiki/Trim_(computing)#Operating_system_support
"Ao que parece, há um bug no Windows 10 que faz com que o Windows não registe a data do último processo de desfragmentação de um SSD". Seria útil incluir a ligação para a fonte e/ou referência ao artigo da 'Knowledge Base' da Microsoft.
ResponderEliminarEntão faço bem em reiniciar o PC apenas 1 vez por mês, quando o Chrome começa a fazer das suas
ResponderEliminar