2020/06/29

FreeDVDBoot arranca DVDs copiados na PS2


Embora seja uma consola com 20(!) anos, há hackers que continuam a explorar as potencialidades da velhinha PlayStation 2, que agora passa a poder arrancar DVDs copiados de homebrew.

Para os hackers que se dedicam às consolas de jogos, é considerado um ponto de honra tentar fazer com que uma consola possa correr qualquer programa que se deseje em vez de se estar limitados aos programas "oficiais". É uma capacidade que é fortemente desincentivada pelos fabricantes, já que muitas vezes se torna no primeiro passo para se poderem correr jogos pirateados, mas que continua a ser encarada como forma de desafio pela comunidade de hackers.

Agora, temos um que revela como conseguiu criar este FreeDVDBoot, um sistema que consegue "hackar" o código de leitura dos DVDs na PS2 e que assim permite que os utilizadores possam arrancar DVDs copiados ou criados por si, sem necessidade de qualquer mod por hardware ou alteração de firmware.

Teoricamente, parece que será possível explorar o mesmo tipo de falha para outras gerações da PlayStation e de outras consolas... um pesadelo para os fabricantes.

10 comentários:

  1. Para a 4 é que era...!! :)

    ResponderEliminar
  2. Epa está notícia já vem tarde... Já eu usava um sistema destes quando tinha a minha e sacava os jogos da net... Ainda funciona!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendeste bem, este método e novo e diferente para mais facil dos outros conhecidos.

      Eliminar
  3. É uma consola com 20anos e uma noticia também com 20anos

    ResponderEliminar
  4. O vídeo não passa nenhuma credibilidade. Pode ser um disco original, com uma etiqueta na parte superior. Porque não mostrou a parte de baixo do disco, para provar que era um DVD-r?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Supostamente o jogo foi desenvolvido por ele próprio, segundo algumas explicações que encontrei na NET.

      Eliminar
    2. O nome CtUrt diz tudo no hacking consolas

      Eliminar
  5. e eu que precisava de um dvd desse para por a rolar a minha ps2

    ResponderEliminar
  6. basta pesquisar um pouco... já a alguns anos que da para por o free MCBOOT instalado no cartao de memoria... mas foi uma boa noticia para incentivar a pirataria ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, este novo método dispensa por completo esses sistemas, basta meter um DVD gravado numa consola sem qualquer alteração, e funciona sem mais nada.

      Eliminar