2020/06/25

Google pré-selecciona 18 meses de histórico para novas contas


Por forma a apaziguar todos os que combatem a acumulação de dados armazenados pelos gigantes tecnológicos, a Google revelou que a partir de agora passará a manter apenas os dados de actividade dos últimos 18 meses para quem criar uma conta Google.

Até ao momento os dados de actividade das contas Google eram mantidas "para sempre" a não ser que o utilizador alterasse essas definições, sendo disponibilizadas as opções apenas manter os últimos 3 meses, 18 meses, ou manter tudo. Agora, como sinal de maior preocupação com a privacidade dos utilizadores, a Google aplicará automaticamente o limite de 18 meses; sendo que os utilizadores continuarão a poder escolher as demais opções se assim o entenderem.

Este período de manutenção do histórico de actividade aplica-se também às secções de actividade em apps e web, e também se aplicará ao YouTube, que passará a contar com uma pré-selecção de 36 meses. Embora positivo, penso que se a Google realmente se preocupasse com a privacidade dos utilizadores aplicaria automaticamente o limite mínimo e não o limite máximo. Mas talvez isso já seja pedir demais.


Outra alteração que se revela interessante é que passa a ser possível entrar em modo incognito através de um "long press" na foto de perfil na app da Google (técnica que em breve também será aplicada ao Google Maps, YouTube, e demais apps Google que suportem modem incógnito) - assim poupando a necessidade de abrir o menu para activar esse modo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)