2020/06/28

iOS 14 vai ter alertas visuais para sons importantes

Para além da capacidade de reconhecer toques na traseira dos iPhones, o iOS 14 vem também com a capacidade de alertar utilizadores com audição reduzida para diversos tipos de ruídos importantes.

Há muito que a Apple se tem esforçado por fazer com que o iOS e os iPhones sejam acessíveis a utilizadores invisuais (algo que em tempos era considerado quase impossível considerando que se tinha apenas o touchscreen como forma de interacção), e também a pessoas com outras limitações, como surdos ou pessoas com problemas de audição - e que com o mais recente iOS 14 passam a ter acesso a ainda mais ajudas.

Para além de permitir que os utilizadores criem um perfil de equalização personalizado que compense as frequências que têm mais dificuldade em ouvir, os iPhones passam a contar com um sistema de reconhecimento e identificação de ruídos que os apresenta sob a forma de alertas visuais: ladrar de cães, sons de sirenes, buzinas, alarmes, campainhas, apitos de alerta de electrodomésticos, e até som de água a correr, podem assim ser identificados visualmente - com a promessa de que mais tipos de sons irão sendo acrescentados ao longo do tempo.

Os cuidados com os utilizadores surdos também foram aplicados às videochamadas FaceTime em grupo, que normalmente utilizam o som da pessoa que fala para a apresentar em destaque. Com o iOS 14, o sistema conseguirá colocar em destaque uma pessoa que esteja a fazer linguagem gestual, da mesma forma que faria com uma que estivesse a falar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)