2020/06/23

iOS 14 vai reconhecer toques feitos na traseira do iPhone


Com o iOS 14 beta já disponível para os developers, vão-se descobrindo os muitos detalhes que escaparam à apresentação na sessão de abertura da WWDC 2020. Um dos mais curiosos é a capacidade de reconhecer toques dados na traseira do iPhone.

Nas opções de acessibilidade do iOS 14, os utilizadores poderão encontrar um novo "Back Tap", que quando activado permite definir comandos que se queiram efectuar quando se faz um duplo toque ou um triplo toque na traseira do iPhone. Por exemplo, podemos definir que dar dois toques na traseira abre a câmara; ou que três toques nos leve para a calculadora, ou qualquer outra app ou acção do sistema.

Embora não seja propriamente nada de revolucionário, é garantidamente uma funcionalidade que ficará ao alcance de mais umas centenas de milhões de utilizadores de iPhone, e que certamente será posta em uso por uma parte significativa deles. Pelo lado contrário, se forem daquelas pessoas que gostam de ir "batendo" ritmos com o dedo na parte traseira do iPhone, não será nada recomendável activarem esta funcionalidade.

Agora é só esperar pela versão que nos dê a possibilidade de enviar mensagens convertidas de código Morse usando toques na traseira do iPhone, para que se possa enviar mensagens sem que sequer seja necessário tirar o iPhone do bolso. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)