2020/06/22

Leitores blu-ray da Samsung entraram em boot loop a 20 de Junho


Desde o passado dia 19 de Junho que muitas pessoas com leitores Blu-ray da Samsung se estão a deparar com um frustrante problema em que os aparelhos começam a reiniciar de forma contínua sem motivo aparente.

Não há nada mais chato do que ter um equipamento que deixa de funcionar sem qualquer motivo; e ainda mais quando esse motivo não é uma avaria propriamente dita mas um qualquer bug de software (como o que recentemente fez com que o Windows 10 deixasse de imprimir). E agora são os leitores Blu-ray da Samsung - e aparentemente outros equipamentos "home cinema" da marca - que estão a sofrer com isso.

De um dia para o outro, e sem qualquer explicação, milhares de pessoas com leitores Blu-ray da Samsung ficaram com os seus aparelhos inutilizados, estando continuamente a reiniciar-se (boot loop).



Inicialmente suspeitou-se que pudesse ter sido uma actualização da Samsung, mas o facto de também afectar leitores mais antigos faz pensar que seja outro tipo de bug relacionado com a data - com a presumível culpado a poder ser um qualquer certificado de segurança expirado.

Se o problema fosse puramente offline, talvez bastasse meter uma data anterior a 20 de Junho de 2020 para continuar a funcionar. Mas como muitos utilizadores usam estes leitores para acederem a serviços de streaming como a Netflix, é indispensável ter a data correctamente configurada para poderem ter acesso às ligações seguras - assim provocando os reboots continuados que impedem a sua utilização.

Uma vez que o sistema nem sequer funciona por tempo suficiente (nem sequer permite ejectar o Blu-ray que estiver lá dentro) parece-me que vai ser complicado para a Samsung resolver a situação através de uma actualização remota. Esperemos é que pelo menos possa ser feito através de uma pen USB ou outro método... senão, vai ser uma grande barracada.

Até ao momento a Samsung parece não ter dado qualquer resposta oficial para o que se está a passar.

4 comentários:

  1. também aconteceu comigo.

    ResponderEliminar
  2. Aconteceu também com o meu modelo HT-J4500 Bluray Home cinema, no dia 21/06/2020. Reportei a situação à Samsung Portugal por email, alertando para a informação internacional que estava a ocorrer sobre o problema. Na resposta deles, nem fizeram referência ao conteúdo do meu email. Limitaram-se a dizer que o meu equipamento por estar fora da garantia devia ser levado para arranjo para representante da marca, a expensas minhas. Péssima assistência. Acabei por fazer reclamação no livro de reclamações online da Samsung, com conhecimento a ASAE e tenho reportado o problema online em vários sites. Espero que a Samsung se retrate, como grande marca que é e reponha a funcionalidade do meu equipamento, como estava antes da suposta atualização de firmware. Com este atendimento, Samsung, NUNCA MAIS!!!

    ResponderEliminar
  3. Entrei em contato com a Samsung via chat e de imediato abriram ordem de serviço, me enviaram uma autorização para envio do blu-ray via Sedex, sem nenhum custo para mim.
    Quero parabenizar a atitude da Samsung pelo atendimento e disponibilidade em resolver o meu problema, foram extremamente atenciosos com a causa, com 15 dias foi tudo resolvido.

    ResponderEliminar