2020/06/14
MS retira projecto Ninjutsu OS do Github por reforçar privacidade do Windows 10
O Github, outrora porto de abrigo de inúmeros projectos, parece agora ceder à influência da MS após a sua aquisição, que considera que remover certas funcionalidades "chatas" do Windows 10 são uma violação da licença de utilização.
O Ninjutsu OS é um projecto que transforma o Windows 10 num sistema de testes de segurança, adicionando cerca de 800 ferramentas de testes de penetração (e outras), e no processo também se encarrega de aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores desactivando e removendo diversos programas, componentes e serviços, incluindo a desactivação de funcionalidades indesejadas do Windows 10.
Ora, apesar do projecto depender da existência de um Windows 10, a MS apresentou uma queixa contra o projecto, alegando que tais alterações ao sistema operativo constituem uma violação dos termos de utilização.
Uma queixa algo curiosa, considerando que a maioria dessas alterações de que se queixa são coisas para as quais existem muitas outras ferramentas que as fazem. Aliás, este Ninjutsu OS recorre ao utilitário gratuito O&O ShutUp10 para as fazer - e que continua a poder ser utilizado por qualquer utilizador, possibilitando desactivar coisas como o envio de informação dos utilizadores e do que fazem no seu computador para a Microsoft, serviço de publicidade via Bluetooth, entre muitas outras coisas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Link da imagem não funciona.
ResponderEliminarhttps://www.securiteinfo.com/live-cd-hacking-dernieres-versions/Ninjutsu-v1.0.iso
ResponderEliminarMicrosoft e conceito de software livre só poderia dar faísca...
ResponderEliminarTítulo enganador. Foi retirado por ser modificar software cuja licença não autoriza tais modificações e distribuição do software alterado.
ResponderEliminarÉ perfeitamente natural. Independentemente da relação da Microsoft com a plataforma que aloja o software modificado.