2020/06/17

O-Film cria objectiva com zoom contínuo para smartphones


Depois dos módulos periscópicos com tele-objectiva, chega um módulo periscópico com capacidade de zoom contínuo para smartphones.

Embora os smartphones se tenham apoderado do nome "zoom" para as suas objectivas, a verdade é que até ao momento todos eles contam apenas com teleobjectivas fixas, com a parte do "zoom" variável a ser feito através de diferentes câmaras com diferentes objectivas, ou digitalmente. Mas, desde que se estrearam as objectivas periscópicas para os smartphones com tele-objectivas de maior potência, que se sabia que seria uma questão de tempo até que alguém criasse um módulo periscópico com zoom real motorizado, e aqui está ele.

A O-Film, uma empresa chinesa, criou  o primeiro módulo periscópico zoom para smartphones, com uma espessura de apenas 5.9 mm.


Desta vez não estamos a falar do "zoom" fixo dos módulos existentes no mercado, mas sim um módulo com capacidade para variar o nível de zoom opticamente, movimentando as lentes no seu interior - de forma idêntica à das objectivas zoom das câmaras "grandes".

Sabendo-se que a parte das câmaras e fotografia / vídeo é um dos elementos onde os fabricantes de smartphones mais mais investem para se diferenciarem dos seus concorrentes, é de imaginar que não faltem interessados em lançar um smartphone com um destes módulos zoom o mais depressa possível. Com sorte, ainda veremos um smartphone chegar ao mercado com ele antes do final do ano, senão, garantidamente que o veremos no próximo ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)