2020/06/17

Google adiciona Meet à app do Gmail


Depois de ter adicionado o Google Meet ao Gmail na Web, a Google volta a "impingir" o Meet, desta vez incluindo-o na app do Gmail para Android e iOS.

A Google volta a "pisar o risco" da tolerância dos seus utilizadores para tentar garantir que o Google Meet consiga enfrentar os serviços como o Zoom, desta vez chegando ao ponto de incluir o Meet dentro da sua app mais popular, o Gmail. Sim, apesar de haver uma app dedicada do Google Meet para quem a quiser utilizar, a Google optou por a incluir também dentro da app do Gmail, para que se possa fazer videochamadas no Meet directamente sem se sair da app.


Embora eu seja um utilizador relativamente regular do Meet, não consigo compreender porque é que a Google volta a cometer abusos deste tipo, que nos fazem relembrar os tempos em que quis forçar todos os seus utilizadores a usarem o Google+ à força (e veja-se no que isso resultou). Já seria parcialmente abusivo que a app do Gmail sugerisse a instalação da app Google Meet se detectasse um link do Meet; mas chegar ao cúmulo de engordar a app do Gmail - que já é gigantesca para uma app de mail - adicionando-lhe o Meet, independentemente dos utilizadores nunca o quererem utilizar... já é demasiado.

Por este andar, o que virá a seguir: começar a desviar links do Zoom e Skype e redireccioná-los para o Meet? Ou será que o Gmail começará a tornar-se no próximo sistema operativo da Google, passando a integrar todas as demais apps, como o Google Maps, Google Photos, YouTube, e até uma Play Store para instalar mais apps dentro dele?


Actualização: Afinal é possível esconder o desperdício de espaço do Gmeet no ecrã principal do Gmail.

3 comentários: