2020/06/10

Sonda da InSight em Marte está finalmente no subsolo


A louca aventura da sonda que deveria penetrar no solo marciano parece finalmente ter chegado ao objectivo pretendido, depois de uma série de tentativas "malucas" para o conseguir.

A missão InSight levava consigo uma sonda que tinha por missão penetrar no solo marciano mas, comprovando que isto das aventuras espaciais continua a ser acompanhado de muitas surpresas, fez desesperar os cientistas ao ficar a "saltitar" no solo sem conseguir escavar como era suposto.

Depois de mais de um ano de tentativas frustradas, a NASA optou por recorrer a tácticas cada vez mais arriscadas para tentar fazer com que a sonda conseguisse penetrar no solo, usando o braço robot da InSight para ajudar nessa tarefa. Uma manobra arriscada que, finalmente, parece ter dado resultado.



O próximo passo é comprovar que a sonda consegue mesmo prosseguir viagem no subsolo sem a assistência do braço robot, e numa altura em que as coisas se tornarão mais complicadas, pois aproxima-se o Inverno marciano e a época das tempestades de pó, que irá reduzir a quantidade de energia gerada pelos painéis solares e poderá impedir que o braço robot seja utilizado para operações de maior consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)