A louca aventura da sonda que deveria penetrar no solo marciano parece finalmente ter chegado ao objectivo pretendido, depois de uma série de tentativas "malucas" para o conseguir.
A missão InSight levava consigo uma sonda que tinha por missão penetrar no solo marciano mas, comprovando que isto das aventuras espaciais continua a ser acompanhado de muitas surpresas, fez desesperar os cientistas ao ficar a "saltitar" no solo sem conseguir escavar como era suposto.
Depois de mais de um ano de tentativas frustradas, a NASA optou por recorrer a tácticas cada vez mais arriscadas para tentar fazer com que a sonda conseguisse penetrar no solo, usando o braço robot da InSight para ajudar nessa tarefa. Uma manobra arriscada que, finalmente, parece ter dado resultado.
After several assists from my robotic arm, the mole appears to be underground. It’s been a real challenge troubleshooting from millions of miles away. We still need to see if the mole can dig on its own. More from our @DLR_en partners: https://t.co/7YjJIF6Asx #SaveTheMole pic.twitter.com/qHtaypoxPp— NASA InSight (@NASAInSight) June 3, 2020
O próximo passo é comprovar que a sonda consegue mesmo prosseguir viagem no subsolo sem a assistência do braço robot, e numa altura em que as coisas se tornarão mais complicadas, pois aproxima-se o Inverno marciano e a época das tempestades de pó, que irá reduzir a quantidade de energia gerada pelos painéis solares e poderá impedir que o braço robot seja utilizado para operações de maior consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)