2020/06/09

iPhones roubados durante manifestações apresentam aviso para serem devolvidos


As manifestações anti-racismo nos EUA têm sido aproveitadas por alguns elementos para destruírem e saquearem lojas, mas no caso dos iPhones não parece estar a dar bons resultados, com os iPhones a ficarem "inutilizados" com mensagens a pedir para que sejam devolvidos às respectivas lojas.

Não é novidade nenhuma que, desde há muito tempo, roubar iPhones é uma tarefa muito pouco produtiva, pois os mesmos acabarão por ser bloqueados remotamente pelos seus donos, inviabilizando a sua utilização. Daí que não seja surpresa que também os iPhones roubados de lojas Apple estejam protegidos com sistema idêntico, apresentando uma mensagem para que sejam devolvidos à loja respectiva, e de que a sua localização está a ser seguida e poderá ser reportada às autoridades.

A única utilidade para estes iPhones roubados acaba por ser o desmantelamento e servem vendidos para peças; mas até aí a Apple está a exercer um controlo cada vez mais apertado, que chega ao ponto de validar e autenticar o número de série dos componentes - que por outro lado torna cada vez mais complicada a vida aos reparadores não oficiais.

Por outro lado, conheço vários casos de pessoas com iPhones e MacBooks roubados, que podiam ver no mapa a localização onde foram parar, mas que ao contactarem as autoridades lhes foi dito que "não podiam fazer nada", com muitas raras excepções. Pelo que, talvez seja também necessária uma forma mais expedita de denunciar estes casos e tentar reaver os equipamentos roubados.

1 comentário: