2020/06/05

The Great Suspender mais eficiente a poupar memória no Chrome


A mais recente versão da extensão The Great Suspender para o Chrome torna-se ainda mais eficiente a poupar memória, recorrendo ao método interno de tab-discard do próprio Chrome; e passa a fazer backups das janelas e tabs abertas.

O The Great Suspender é uma extensão praticamente obrigatória para todos aqueles que têm por hábito manter dezenas ou centenas de tabs abertas no Chrome, permitindo suspender as tabs que não são urgentes para poupar memória, manualmente ou automaticamente ao final de algum tempo de inactividade. Infelizmente, o método utilizado para as suspender não permitia recuperar o máximo de memória, coisa que agora fica resolvida na mais recente versão.

Agora, o The Great Suspender pode utilizar o método de suspensão de tabs do próprio Chrome, fazendo com que seja possível recuperar mais memória de cada tab suspensa, numa medida que poderá resultar em até 500% mais memória livre para quem tiver muitas tabs abertas.

O problema com a suspensão de tabs do Chrome é que não se tinha real controlo sobre que tabs seriam suspensas ou não, motivo pelo qual não se revelava particularmente eficiente. Mas, ao ficar sob a alçada e controlo do Great Suspender, junta-se o útil ao agradável.


Aproveito também para relembrar que o The Great Suspender passa também a contar com um sistema de gestão de sessões que permite manter backups ou diferentes configurações de janelas e tabs abertas no Chrome - pelo que poderão reavaliar se se justificará manter outras extensões que estivessem a utilizar para o mesmo propósito (no meu caso, já me permitiu dizer adeus ao Tabs Outliner).


Actualização: Atenção! O The Great Suspender passou a ser controlado por uma entidade desconhecida e fez alterações suspeitas e preocupantes, que abrem a possibilidade de se estar a tornar em malware.

1 comentário: