2020/06/11

Twitter pergunta se se quer ler o artigo antes de o partilhar


Procurando reduzir o número de retweets feitos automaticamente só com base nos títulos, o Twitter está a testar uma novo alerta que pergunta aos utilizadores se não desejam ler primeiro um artigo antes de o partilharem.

Tendo tido a coragem para começar a moderar até os tweets inflamatórios escritos pelo actual presidente dos EUA (Donald Trump) - algo a que o Facebook continua a esquivar-se - o Twitter vai também tentado novas formas de manter alguma ordem na sua plataforma e combater o negativismo e ódio que por vezes alastra de forma viral. Depois de ter começado a apresentar avisos a quem escreve comentários com palavras "inadequadas", perguntando se realmente têm a certeza de querer fazer tal comentário, começou agora a testar um novo aviso sobre se não será melhor primeiro lerem um artigo antes de o partilharem.



Nesta sociedade dos "likes" e das reacções rápidas (muitas vezes sem qualquer pausa para se pensar), é bastante tentador por vezes se fazer um "retweet" com base numa imagem ou num título, sem sequer se dar ao trabalho de ler o artigo subjacente que, em casos extremos, até pode não ser exactamente o que se pensava que fosse. Com este novo alerta, que está a ser testado no Twitter para Android, o Twitter tenta incutir um pouco mais de responsabilidade aos utilizadores, perguntando-lhes se realmente querem dar a cara ao partilharem algo que nem sequer se dignaram a perder alguns segundos adicionais a ler um pouco mais atentamente.

Duvido que isto por si só seja capaz de trazer a educação que parece faltar a muitas pessoas que facilmente se exaltam; mas desde que faça algumas delas repensar no assunto... parece-me que já terá valido a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)