2020/06/11

PimEyes deixa pesquisar por rostos em toda a internet


Comprovando que a Clearview AI era apenas uma entre muitas, também o site PimEyes facilita o processo de pesquisar por rostos em toda a internet.

No início do ano o serviço Clearview AI fez soar todos os alarmes de privacidade, ao varrer a internet por fotos de rostos e permitir que rapidamente se fizessem pesquisas e potencialmente se identificasse qualquer rosto. No fundo, um serviço que permitia pegar em qualquer foto e saber de quem se tratava, desde que essa pessoa tivesse alguma foto num qualquer recanto da web. Apesar das grandes plataformas se apressarem a dizer que o serviço não podia usar as suas fotos, a verdade é que pouco ou nada podem fazer contra qualquer serviço que vá espreitando todas as fotos de rostos disponíveis publicamente na web... como este novo serviço demonstra.

O PimEyes é mais um serviço que faz exactamente o mesmo que o Clearview AI fazia. Qualquer pessoa pode fazer o upload de uma foto de um rosto - o seu ou o de qualquer outra pessoa a que tenha acesso - e descobrir em que sites é que esse rosto aparece.


No caso da minha foto de perfil publicamente disponível, o serviço descobriu correctamente por onde "eu" andava; com a curiosidade adicional de me apresentar várias outras pessoas que considerou ter rostos idênticos - pelo que, para além de todas as questões de privacidade que levanta, também acaba por ser uma ferramenta bastante interessante para se procurarem sósias por esse mundo fora. :)

... E antes de quererem encerrar este serviço... não se esqueçam que mesmo que desapareçam todos os serviços públicos que fazem esta função; garantidamente continuarão a existir serviços "menos públicos" que continuarão a disponibilizar esta capacidade. Por isso, mais vale que estejam acessíveis a todos, para que pelo menos se possa ir espreitando se os nossos rostos não estão a ser usados em locais indevidos.

1 comentário:

  1. quando fecharem 1 abrem-se dezenas logo à seguir, e quem quiser pode fazê-lo confortavelmente a partir do próprio PC sem precisar de sites

    https://github.com/greenwolf/social_mapper

    ResponderEliminar