2020/07/05

Amped Studio leva os VST para o browser


O Amped Studio é um dos mais populares programas de música que pode ser utilizado no browser, dispensando a instalação, e que agora passa a contar com um bónus que há muito se aguardava: poderá dar uso aos plugins VST.

Os plugins VST são um standard nos programas de música e edição áudio (DAW), permitindo acrescentar todo o tipo de funcionalidades extra modulares, como efeitos ou novos instrumentos. Até ao momento isso era algo que obrigava a instalação de um programa dedicado no computador, mas agora o Amped Studio abre a porta para que os VST possam ser utilizados directamente a partir do browser.

Claro que isto é acompanhado de alguns requisitos e compromissos. Para tal, será preciso instalar um pequeno programa auxiliar chamado VST/Remote, disponível para macOS e Windows 10, que será responsável por permitir a interligação dos VST com os browsers. Por outro lado, por agora apenas é possível utilizar um único plugin de cada vez, e a automação de parâmetros VST não funciona. É também disponibilizado como "beta", pelo que poderão encontrar alguns bugs ou fenómenos inesperados.

O Amped Studio já anteriormente tinha adicionado o suporte para plugins web WAM (Web Audio Module), e este suporte para VST faz antever que no futuro os DAW online possam aproximar-se dos seus congéneres tradicionais instalados. Quem quiser, pode experimentar desde já esta novidade, pois está disponível até para a modalidade gratuita do Amped Studio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)