2020/07/08

Automações no iOS 14 passam a ser automáticas


As automações do iOS feitas através do Shortcuts vão finalmente permitir tirar partido do seu potencial com a chegada do iOS 14, que permite que essas automações sejam efectivamente automáticas.

O Shortcuts do iOS é um poderoso sistema de automação que permite desempenhar inúmeras funções - podendo ser considerado como um Tasker, mas integrado oficialmente no sistema, e com interface mais fácil de utilizar. O tipo de coisas que é possível fazer é apenas limitado pela imaginação, havendo toda uma série de acções disponíveis na internet para lidar com todo o tipo de situações. Como exemplo básico, criei uma rotina que permite aplicar um watermark nas fotos que eu seleccionar; mas podem fazer coisas como, enviar mensagens automaticamente quando chegam a determinado local, ou lançar apps quando se ligam a um dispositivo Bluetooth, ou muito, muito mais.

O problema é que, tirando umas raras excepções, todas estas automações ficavam dependentes de uma confirmação manual que, em grande parte, destruía por completo o propósito da dita automação. Por exemplo, tinha uma automação para abrir o Waze automaticamente assim que o iPhone se ligasse ao Bluetooth do carro - no entanto, o que acontecia era apresentar uma notificação a perguntar se eu queria efectivamente abrir o Waze; e o acto de o fazer acaba por ser idêntico ao de lançar o Waze manualmente. Mas, é algo que ficará resolvido com o iOS 14.

No iOS 14 as automações dos shortcuts poderão ser feitas automaticamente sem necessidade de confirmação manual.

Além disso, teremos seis novas origens para as acções: emails, mensagens, fecho de apps, quando se vai para a cama, nível de bateria e quando se liga / desliga do carregador. Uma ampla gama de acções que virá aumentar de forma exponencial as possibilidades das automações via shortcuts.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)